Comendo o Pão que o Diabo Amassou – Por Luciana Lepri

Aposto que você já ouviu essa expressão!

Dizem alguns que essa expressão surgiu a partir de um trecho da Bíblia. Mais precisamente,o versículo 19 do capítulo 3 do livro do Gênesis, em que está escrito: “no suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás”. O suor do rosto equivale ao pão amassado. Tanto o suor quanto o pão amassado são símbolos de esforço e o diabo entra na história pra amassar o pão e acentuar o sofrimento até o ponto da desgraça.

Assim, comer o pão que o diabo amassou significa passar por dificuldades, problemas, situações muito difíceis na vida.

E daí? Dificuldade todo mundo tem. O que é importante é saber como passar por essas dificuldades, como aprender a cair e levantar pra contar história. E isso se chama RESILIÊNCIA.

Quer ver só como funciona? Responda para você mesmo: o que você faz quando se depara com um grande problema? Corre, chora ou encara? Dependendo da sua resposta, podemos afirmar se você é ou não uma uma pessoa resiliente. Mas afinal, o que é a resiliência?

A resiliência nada mais é do que a capacidade humana de superar as adversidades, transformando os momentos difíceis em oportunidades para aprender, crescer e mudar. As pessoas resilientes conseguem não apenas amadurecer emocionalmente, como também ficam mais fortes depois de ultrapassada a fase negativa.

Pense em quantas vezes você passou por algo difícil e superou. Pense nas várias pessoas que você conhece que ultrapassam dificuldades todos os dias. Ao invés de medir ou comparar a sua dificuldade com a dos outros, lembre-se de tudo o que você já enfrentou na sua vida e superou. Orgulhe-se de você e de suas conquistas e superações. E, se conseguir, escreva cada uma das vezes que se lembrar das suas superações. Acho que você é uma pessoa resiliente. Você concorda comigo?


Luciana Lepri
Promotora de Justiça aposentada
Ex-Chefe de Gabinete da Secretaria de Justiça do Paraná
Ex-Consultora da Vice Presidência Jurídica do Banco Mundial em Washington DC
Mestre em Engenharia de Produção (UFSC)
Mestre em Estudos Jurídicos Internacionais (American University Washington College of Law)
Autora do Livro Direito Ambiental – Legitimação e Atuação do Ministério Público
Dois Prêmios Internacionais (França e México) e um Prêmio Nacional (Ministério da Justiça)
Idealizadora do Modelo de Planejamento Institucional das Promotorias de Justiça Por Bacia Hidrográfica
Idealizadora do Programa SAIBA (Atenção e Cuidado do Usuário de Drogas em Conflito com a Lei)
Palestrantes em mais de 10 países

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Verve

Categorias

Categorias

Colunistas