Uma pele com mais firmeza, um contorno mais definido, textura e brilho na medida certa são os maiores desejos da maioria das mulheres e homens. E para nos ajudar a alcançar a tão sonhada juventude foram desenvolvidos os chamados bioestimuladores.
Rugas, as linhas de expressão acentuadas, flacidez da pele são resultados da diminuição da produção de colágeno pelo seu corpo, evento que já começa por volta dos 25 anos de idade normalmente. Por isso, muitas pessoas recorrem a terapias para estimular a produção de colágeno. Saiba mais nesta entrevista com a Dra. Graziella Bittencourt, Professora Mestre e Especialista em Endodontia, Endodontia Microscópica e Harmonização Facial
O que são bioestimuladores?
São substâncias que estimulam a produção de colágeno pelo nosso próprio organismo e promovem um efeito rejuvenescedor, com resultado natural e progressivo.
Como os bioestimuladores agem?
Eles agem estimulando os nossos fibroblastos a produzirem colágeno, isso dará uma maior firmeza à pele com resultado entre 30 e 60 dias, é possível se obter também uma volumização dependendo do produto utilizado e da área tratada.
Como eles são usados no mercado de estética?
São usados de forma terapêutica para reversão dos danos causados pelo envelhecimento, como flacidez e rugas finas, exatamente causadas pela diminuição da produção do colágeno após os 25 anos. E também podem ser utilizados de forma preventiva como banco de colágeno, evitando ou retardando o aparecimento dos danos causados pelo envielhecimento.
Quais as diferenças dos bioestimuladores e outros produtos também usados, como botox e ácido hialurônico?
São indicações diferentes. O botox vai agir na contração muscular, evitando então o aparecimento de rugas dinâmicas e estáticas, o ácido hialurônico tem indicação para volumização e correção de assimetrias. A associação destes procedimentos é possível e muitas vezes necessária para se obter melhores resultados.
Quais as vantagens de fazer tratamento com bioestimuladores?
O procedimento tem a proposta de rejuvenescer a pele da forma mais natural possível. Se desde cedo tratarmos a pele com o uso de bioestimuladores de colágeno de maneira preventiva, evitaremos ou retardaremos os procedimentos mais invasivos.
Quais são os bioestimuladores mais usados entre os profissionais de estética?
Dentre os bioestimuladores mais utilizados temos o Ácido Poli-Lático (Sculpta), Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse e Diamond) e os Fios de PDO.
Há alguma restrição ou contraindicação neste tipo de tratamento?
Este procedimento é contraindicado para pacientes com doenças autoimunes e atividade. Nos casos de infecção ou inflamação e também em pacientes gestantes ou lactantes.
A terapia de estímulo ao colágeno não podem deixar a expressão artificial?
O resultado é natural e progressivo, porém há que se dosar a quantidade e tipo de produto usado em cada paciente para se obter os melhores resultados.
Por que é importante prevenir a flacidez da pele e o aumento das linhas de expressão cada vez mais acentuadas com o passar da idade?Hoje em dia não se aceita mais resultados como supercorreções como se aceitava antigamente, resultados impactantes e artificiais estão cada vez mais sendo deixados de lado o que fortalece a cultura dos cuidados preventivos, e neste quesito o Bioestimulador de Colágeno é um grande coringa!
@DraGraziellaBittencourt