Os cuidados com a saúde bucal da criança e do bebê – Por Dra. Jessyka Furtado

Desde o aparecimento do primeiro dentinho até o primeiro ano de vida do bebê,é importante uma visita preventivamente ao Odontopediatra. Esse profissional é preparado para cuidar da criança desde cedo, com conhecimento teórico e uma abordagem psicológica eficaz, além disso, é nessa fase que se inicia a educação e promoção em saúde bucal.

A Dra. Jéssyka Furtado, cirurgiã-dentista, pós-graduanda em Odontopediatria, responde as principais dúvidas dos pais quanto à saúde bucal do bebê e da criança.

  1. Como é feita a higiene bucal do bebê?

Deve-se iniciar a higiene oral do bebê, a partir do aparecimento do primeiro dente decíduo (de leite).  A limpeza da boca (dentes, gengiva e língua), deve ser feita por meio da escovação, uso da pasta de dente com flúor e uso do fio dental, seguindo as orientações do Odontopediatra.

  • Qual a pasta de dente indicada? Há uma quantidade correta que devemos colocar na escova?

Desde a erupção (nascimento) do primeiro dente, é indicado utilização de pasta de dente com flúor, com concentração acima de 1000 ppm de flúor. Como medida de segurança, a Associação Brasileira de Odontopediatria, recomenda o uso de pastas de dentes em bebês e crianças, que não sabem cuspir, na quantidade equivalente a um grão de arroz (0,1g); e, nos que sabem cuspir a quantidade equivalente a um grão de ervilha (0,3g).

  • Fio dental é parceiro nesta fase ou em todas as fases também?

Geralmente os bebês e as crianças possuem os dentes bem separados, porém quando forem juntos, é indicado o uso do fio dental, pois as cerdas da escova não conseguem alcançar o local e consequentemente fazer a limpeza adequada.  Essa regra segue para todas as fases, infantil ou adulta.

  • Como escolher a escova dental?

O critério de escolha da escova não pode se basear em beleza, personagem ou marca. A escova adequada deve seguir alguns critérios: as cerdas devem ser macias ou extra-macias, o tamanho da escova deve ser adequado ao tamanho da boca, prefira as que possuem cabeça pequena e o cabo deve ter boa empunhadura, que seja firme e facilite a escovação.

  • A escovação deve ser feita pela criança ou pelos pais/responsáveis?

É recomendado que a escovação dos dentes da criança seja ser feita pelos pais ou responsáveis até os seis anos de idade. Lembrando que mesmo a partir dessa idade, o responsável deve permanecer no banheiro a fim de evitar a ocorrência de alguns acidentes como quedas, e também a ingestão de produtos em excesso, como o creme dental e os bochechos.

  • Quando aparece o primeiro dente de leite?

O primeiro dente de leite surge normalmente entre o sexto e oitavo mês de vida, porém em alguns bebês podem adiantar ou atrasar. Em alguns casos, há bebês que nascem com um ou mais dentes (dentes natais), e há também casos que o aparecimento dos dentes ocorre precocemente, durante os primeiros 30 dias de vida (dentes neonatais).

  • O que é o cisto de erupção?

É uma alteração benigna que ocorre nos tecidos moles (gengiva) e pode retardar o nascimento dos dentes.  Normalmente o cisto se rompe, devido ao traumatismo mastigatório. Quando isto não acontece, o aumento do volume gengival pode provocar dor, sendo necessária a ulotomia.

  • Por que a escolha de um Odontopediatra e não o dentista da família?

O Odontopediatra é altamente capacitado com as mais recentes evidências científicas da área. Geralmente o consultório é ambientado e preparado para o atendimento infantil. E esse profissional possui domínio técnico e abordagem psicológica para lidar com o lado emocional do seu/sua filho (a).

  • Qual a finalidade desta visita tão cedo ao Odontopediatra?

Principalmente a educação e prevenção em saúde bucal.  Com o acompanhamento desde o primeiro ano de vida, o Odontopediatra poderá acompanhar a erupção dos dentes e o crescimento e desenvolvimento das arcadas. Pode orientar os pais sobre a cárie dental, bruxismo na infância, doença periodontal, oclusopatias e também sobre o traumatismo dentário.


Dra. Jessyka Furtado
@dentista.kids

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Categorias

Colunistas