Teen VERVE – Entrevista com ANDRESSA LORENZON

TEEN VERVE 06

Entrevista de Capa: Andressa Lorenzon

Diretora de Casting, Arte e Business

Agência DIOR – SP

Com mais de 22 anos de experiência, é proprietária da Agência DIOR , uma das agências mais respeitadas de São Paulo, Andressa Lorenzon possui um conhecimento e um olhar aguçado para novos talentos que poucos têm na área de moda e entretenimento brasileiro. Saiba mais sobre sua trajetória e visão de mercado de hoje, ontem e dos próximos anos:

– Como é a sua rotina de trabalho? Você faz o que ama?

Quem trabalha com publicidade, mundo da moda, modelos não tem rotina, o que é incrível! Cada dia uma novidade, um casting diferente, um pedido diferente. Sem contar que não temos horário, o cliente sempre tem pressa, tudo para ontem e todos sempre trabalham até tarde. Então muitas vezes recebo aprovação de job as 23h ou alteração do casting as 21h kkk.

É uma loucura, não tem descanso, mas eu AMOOOOO MUITOOO!!!

– Na Dior para fazer parte do casting, quais os requisitos e procedimentos?

A Dior tem no seu casting crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Então primeiro passo pedimos que nos enviem fotos caseiras básicas (as chamadas “Polas”) sem acessórios, sem nenhum tipo de maquiagem, cabelo solto, sem filtros, nome e idade. Após a avaliação visual, podemos solicitar um vídeo caseiro de apresentação e o Instagram do talento.

Caso a criança ou adolescente esteja no perfil da Dior ele será convidado a fazer parte do nosso casting através de assinatura de contrato, cadastro e produção de fotos para seu composite.

A importância dos Pais. Por trás de cada um dos (as) modelos, tem alguém da família que se sacrificou para que elas chegassem na realização de seus sonhos. Se os pais não estiverem presentes de alguma forma fica impossível o modelo seguir em frente. Além do apoio emocional, financeiro, sempre tem alguém doando seu tempo para acompanhar o modelo nos castings, fotos, filmagens e toda produção de materiais caseiros que sempre serão necessários.

– Além de investir em um bom material fotográfico, os pais têm que se preparar para o começo. Qual a sua orientação?

Todos sabemos que o início de qualquer carreira requer além de investimento, preparação e muita paciência. A construção de imagem tanto no mundo da moda como no mundo artístico é devagar, sempre um degrau de cada vez, então é imprescindível a paciência e a persistência.

– Hoje, o Instagram é a extensão do book. Se for uma pessoa que não puder existir também em mídias digitais, não dá para existir nesse outro universo. Qual a sua opinião?

As mídias digitais estão cada vez mais em alta, hoje o modelo (não importa a idade) tem que ter pelo menos o Instagram, claro que no caso de uma criança, esse deve ser totalmente administrado pelos pais. Porem é muito importante para mostrar ao cliente o que ele tem feito, seja casting, Job, um novo material fotográfico, um curso, um workshop, um editorial, enfim, sao muitas as possibilidades e elas precisam estar lá no Instagram. Dizemos que o Insta é hoje o cartão de visitas do modelo.

– Ocorreram progressos em termos de diversidade ao longo dos últimos anos nos desfiles e campanhas de moda?

Muito! Nunca tinha se visto Modelos Curves numa passarela, em 2020 a Versace apresentou em seu desfile Verão 21 um lindo trio de Curves poderosas! O trio fantástico composto pela holandesa Jilla Kortlove e as americanas Alva Claire e Precious Lee, endossaram o quanto a moda tem o dever de ser mais inclusiva.

Já no varejo vemos o plus size com mais frequência, lojas como H&M, Old Navy, Renner, Riachuelo e C&A já aderiram o Plus em suas campanhas e lojas há mais tempo.

Porém o Brasil ainda engatinha em relação a isso. O nosso mercado infantil mesmo, as crianças estão crescendo e encorpando cada vez mais cedo e a moda infantil teen nacional não está preparada.

Pouquíssimas marcas vão além do TAM 16, impossibilitando por exemplo uma menina de 10 anos mais encorpada comprar roupas mais infantis, obrigando ela ir para um P ou PP adulto que não tem nada haver com seu estilo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, existem marcas com a Justice, que além de ter em sua grade a numeração até o tamanho 20 ela inclui em suas Campanhas garotas mais “normais”, próximas a realidade, como meninas mais encorpadas.

– “Se você quer ser modelo, siga sua intuição e tente”, reforçada de tempos em tempos foi dita por Liliana Gomes junto com John Casablancas (1942-2013), ainda está valendo?

SEMPRE! O mercado está aberto a tantas novas experiências e vertentes, se você quer, precisa seguir em frente e tentar.

– Nada é fácil! O grande mérito de um(a) modelo de destaque é trabalhar com responsabilidade , muita disciplina, além do talento?

Com toda certeza, o triângulo, disciplina, responsabilidade e talento andam juntos sempre, em qualquer idade.

Hoje vejo crianças que começaram comigo com 2, 3 anos na publicidade e moda, com pais sempre muito responsáveis e dispostos a levar seus filhos em testes e trabalhos, sempre mantendo o material fotográfico em dia, fazendo cursos e se preparando e agora já com 20 anos são talentos conhecidos nacionalmente, como Klara Castanho e Giovanna Grigio.

– Um conselho final:

Gisele Bündchen foi rejeitada 42 vezes antes de se tornar a modelo mais poderosa do mundo!Acho que essa é a frase mais correta do nosso meio artístico, não é fácil, você tem que se preparar muitooo, vai ouvir muitos nãos, vai ter muitas vezes que vai querer desistir, muitos param no caminho, somente os que persistem conseguem construir uma carreira no mundo da moda ou no meio artístico. Siga em frente sempre!

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