Odonto Life & Press – O que é lifting temporal? Por Dra. Taísa Castello Gomes

Lifting significa levantar e é exatamente isso que a técnica faz, um reposicionamento das quedas faciais que é a maior causadora do aspecto envelhecido da face.
Com o tempo, o rosto passa por diversas mudanças . E uma das queixas mais frequentes entre pacientes com pele madura é a flacidez, que altera o contorno facial, deixa as bochechas mais caídas e gera uma aparência de cansaço, de derretimento.

É o reposicionamento dos tecidos utilizando um fio de nylon cirúrgico, que é ancorado na região do músculo temporal e região do músculo zigomático, e atua diretamente na elevação do SMAS (Sistema Músculo Aponeurótico Superficial) – a estrutura que dá suporte a todos os músculos da face.
Após essa etapa, podemos fazer um refinamento utilizando pouquíssima quantidade de toxina botulínica e preenchedor, se necessário. Assim, tratamos o envelhecimento na sua causa, sem inflar a face do paciente , sem injetar grandes quantidades de material, normalmente como o ácido hialurônico.
Como é feito?
O lifting temporal é feito com anestesia local sem sedação, no consultório, e não necessita internação. O procedimento é relativamente rápido, e tem início com quatro acessos feitos nas têmporas com fios de tração. Eles puxam o SMAS para cima, melhorando a sustentação do terço médio facial (pálpebra inferior, bochechas, maçãs do rosto, sulcos), elevando a cauda da sobrancelha (efeito fox eyes) e atuando de forma mais leve no terço inferior da face (contorno da mandíbula, cantos dos lábios e sulcos).
Os resultados do lifting temporal são duradouros, mas variam conforme o organismo de cada paciente. De modo geral, os efeitos costumam durar em media dois anos, com aplicação semestral ou anual de bioestimuladores para manter a tração, e vitalidade, qualidade da pele.
Vale ressaltar que é um procedimento seguro, minimamente invasivo, e que traz muitas melhoras na face do paciente! Em alguns casos, o procedimento também pode diminuir a papada e melhorar a aparência do pescoço, especialmente em quem tem a pele “mais móvel”. Entretanto, esses resultados não são garantidos e é preciso realizar tratamentos complementares.

Efeito Mandibula

Podemos dizer que é uma alternativa pra quem ainda não quer se submeter, ou quer adiar uma ritidoplastia, que é uma cirurgia plástica convencional, que é mais invasiva e tem um período de recuperação maior!

Dra. Taisa Castello Gomes
@dra_taisa_castello
Especialista estética facial avançada MARC 🇺🇸 Odonto geral,
Invisalign, Endodontista, Sedacao Inalatoria
CRO 17393 RJ

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Categorias

Colunistas