COACHING //Esta tal da Ciência da Felicidade? Por Rosi Ricca

Esta tal da Ciência da Felicidade?
Por que é importante também no mundo corporativo?
Felicidade não é euforia. Não é sorrir e abraçar as árvores o tempo todo. Não é algo superficial. “Felicidade é uma experiência de alegria, contentamento ou bem-estar positivo combinado a uma sensação de que a vida é boa, significativa e valiosa”, diz a frase de Sonja Lyubomirsky, PhD Stanford.
O que é a Felicidade Corporativa?
Há 20 anos o tema “Ciência da Felicidade” ganhou espaço no meio científico. A psicologia positiva não é ter sentimento positivo o tempo todo.
“Para sermos felizes, precisamos trabalhar em dois pilares: um deles é uma vida hedônica, uma vida de prazeres, uma vida de conquistas materiais. Mas só isso não basta, em algum momento iremos sentir vazio. Então, precisamos também de uma visão eudaimonia, ou seja, de uma visão de uma de autorrealização e significado”, para isso, é de suma importância trabalhar o “autoconhecimento, autorresponsabilidade e ação.”
A Ciência da Felicidade é estudada há décadas, mas só durante a pandemia de coronavírus que o assunto ganhou proporção no mundo corporativo. As empresas perceberam que usar o conceito da psicologia positiva “ajuda a manter os funcionários engajados, inovadores e produtivos”, consequentemente, reduz “afastamento por problemas ocasionados pela depressão e burnout.
Um ponto importante que as empresas precisam entender sobre este tema, é que não adianta investir somente em benefícios, programas de bem-estar, confraternizações, aumento de salário etc. Claro, isto é ótimo e ajuda muito, mas não garante que haverá felicidade corporativa, pois a felicidade dentro da empresa esta muito além do que se pode ver, é dentro, no sentir, é valorização, ser respeitado, acolhido, ter pertencimento e reconhecimento.

Rosi Ricca é Coaching Empresarial, Palestrante e Mentora

https://www.instagram.com/rosiriccaoficial/
Ama pessoas, é fascinada pela felicidade e Desenvolvimento de pessoas, estuda o comportamento humano há mais de 15 anos, leitora assídua de livros de temas diversos relacionados sobre impacto da mente na construção de saúde mental e satisfação pessoal e profissional.
Em 2017 participou de uma conferência internacional em Aschafemburgo / Alemanha sobre o tema abordando a economia em afastamentos por problemas de saúde dos colaboradores através de programas de incentivo ao bem estar e felicidade na pratica corporativa.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Verve

Categorias

Categorias

Colunistas