Empreededorismo e contabildade andam sempre juntos! Afirma, Sônia Angelo, CEO Price Contalibilidade à WM MAG

Pauta: Empreededorismo e contabildade andam sempre juntos!
Quando o sonho de montar uma empresa quando sai do papel e vai pra realidade é preciso contar e muito com o suporte técnico na gestão do seu negócio, confira nesta edição algumas questões muito importantes deste processo com Sônia Angela, da Price Contabilidade.
WM – Empreendedorismo e contabilidade têm uma relação mais próxima do que muitos gestores imagina?
A contabilidade tem ferramentas que ajuda o empreendedor no seu negócio, tem muitas situações já vividas com outros negócios que podem auxiliar no seu. A contabilidade proporciona aos empreendedores uma visão clara e precisa das finanças do negócio, permitindo que tomem decisões estratégicas fundamentadas. Ela desempenha um papel vital na gestão financeira, no cumprimento de obrigações legais e no crescimento sustentável das empresas.
WM – É certo afirmar que a contabilidade no estágio inicial é um dos pilares que sustentam as atividades dos negócios?
Não so no estágio inicial, mas em todos os estágios, na expansão, no acompanhamento do desempenho financeiro, na viabilidade financeira de novos projetos, entre outros. A contabilidade possui inúmeras ferramentas que auxiliam o empreendedor no seu negócio, somos parceiros.
WM – O período inicial de atuação de uma empresa é sempre o mais crítico?
Nem sempre, mas é um período de aprendizado para o empresário, que se foi bem planejado o negócio, ele já estará preparado para as possíveis intercorrências do caminho.

WM – Discorra em linhas gerais sobre alguns conceitos técnicos para quem precisa empreender:
1- Capital de giro: São o recursos financeiros que a empresa precisa para funcionar.
Ele é fundamental para manter as operações empresariais sem interrupções, assegurando que a empresa tenha liquidez suficiente para enfrentar seus compromissos financeiros diários.
Antes de abrir uma empresa no seu plano de negócios é possível já dimensionar, o capital necessário para sua atividade.
2- Plano de negócios – Essencial antes de abrir um negócio, nele você vai desenhar todo o seu negócio, ele é um guia estratégico para desenvolver e administrar esse negócio de forma eficaz.
3 – Planejamento tributário e financeiro: É um planejamento estratégico, o planejamento tributário e financeiro é o processo estratégico pelo qual empresas e pessoas físicas analisam criteriosamente sua situação fiscal e financeira para otimizar a carga tributária e maximizar a eficiência financeira. O planejamento envolve encontrar formas legais e éticas de reduzir passivos tributários, explorando brechas na legislação tributária, incentivos fiscais e estruturas fiscais favoráveis.
4 – Custos fixos e variáveis: Eles se referem a diferentes categorias de despesas que uma empresa tem. Os custos fixos eles não variam de acordo com a produção, como por exemplo o aluguel.
O custos variável, mudam proporcionalmente ao volume da produção, em exemplo é a comissão de vendas.
5 – Fluxo de caixa: é uma ferramenta de controle financeiro, apura o saldo disponível no momento, e já projetar o futuro.
WM – A contabilidade é um setor que evoluiu bastante com o passar dos anos, se tornando uma das ferramentas mais estratégicas?
A contabilidade evoluiu muito, ela surgiu com a necessidade do homem de conhecer as possibilidade de uso, consumo e produção, e com o passar do tempo ela se tornou parte da estratégia, de gerenciamento, uma aliada.
WM – O que quer dizer neste processo ” otimização do controle financeiro da empresa”?
É quando uma empresa implementa práticas, visando melhorar o controle financeiro da empresa, de forma mais eficiente.
WM – A legislação que rege os negócios e suas responsabilidades é vasta e complexa. A contabilidade desponta como um facilitador da gestão?
Os contadores estão sempre preparados para auxiliar o empresário com a vasta legislação, para que ele fique 100% disponível na sua atividade.
WM – Além deste apoio estratégico no período inicial, há outras vantagens que podemos listar também?
O apoio contábil, ele não está so no início da atividade, nos acompanhamos uma empresa desde o surgimento, e na caminhada dessa empresa, buscando na nossa atividade sempre os melhores caminho para o empresário.
WM – Muitos empresários ainda enxergam a contabilidade como um custo para empresa e insistem em assumir todas as suas atividades. É uma postura que pode ser muito prejudicial?
A contabilidade já surgiu de uma necessidade, ela só precisa ser implementada de forma correta para cada atividade.O contador é um parceiro, ele não é mais aquele gerador de impostos, esse é um pensamento ultrapassado.
WM – Podemos dizer que a contabilidade é a chave para a profissionalização do negócio?
A contabilidade agrega valor ao negócio, ninguém quer serviços de uma empresa irregular.
A contabilidade entra com esse apoio, para gerenciar a melhor estratégia de tributação, de controle, e etc, evitando problemas que poderiam custar a vida de uma empresa.
WM – Hoje já se fala em outsourcing contábil, o que significa estrategicamente?
É uma forma de redução de custos, tendo em vista que o mundo digitalizado trouxe essas possibilidades.
WM – Por fim, como vimos, empreendedorismo e contabilidade têm uma relação bastante próxima. Quais suas considerações finais?
A chave para uma boa relação entre o empreendedor e a contabilidade, é uma comunicação aberta e eficaz. Fornecendo informações financeiras precisas e atualizadas ao contador, enquanto o contador deve ser proativo na busca de informações e na oferta de conselhos para melhorar a saúde financeira e o cumprimento legal da empresa.

https://www.instagram.com/pricecontabilidade_es/

Site: www.pricecontabilidade.com.br
Instagran: @Pricecontabilidade_es
Contato: 027 999619005

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Verve

Categorias

Categorias

Colunistas