Como contornar os desafios da empresa sem perder a produtividade da equipe? Por Milena Rohr, Gestora Empresarial

O sucesso de uma empresa depende de vários fatores que vão desde o planejamento estratégico, marketing, financeiro até contabilidade. Embora tudo isso seja importante para um negócio dar certo, os colaboradores têm papel fundamental.
O capital humano é um dos pilares primordiais para o sucesso de uma empresa – eles precisam se sentir PERTENCENTES. É a equipe que coloca em prática todas as ações desenvolvidas pelo gestor para que seja possível criar maior vantagem competitiva no mercado.
Uma empresa pode ter várias equipes, mais de uma em cada setor, ou ser formada por uma equipe pequena e enxuta. Os desafios para mantê-las engajadas e alinhadas aos propósitos do negócio não são fáceis de serem vencidos, independentemente do tamanho da empresa.
Uma equipe motivada é capaz de impactar positivamente na produtividade, na qualidade das entregas para os clientes, na colaboração entre os times, na execução correta do fluxo de trabalho, na estratégia de gestão, entre outras atividades. Por isso, é essencial investir nessa motivação.
O que fazer quando você identifica um certo “caos” na equipe?
O dia a dia no trabalho nos mostra como cada um funciona de uma forma diferente, saber incentivar, motivar é essencial para que o gestor não tenha uma debandada em massa, porém, também é necessário saber a hora de substituir aquele funcionário que pode colocar o engajamento da sua equipe em risco.
Quando ocorre um cenário extremamente desafiador, como se posicionar para não perder a equipe?
Faça junto o trabalho, mostre para sua equipe que é exatamente no momento desafiador que você estará ao lado deles e não esperando que eles façam sozinhos. É exatamente nos grandes desafios que você molda sua equipe para que eles sejam seus aliados e parceiros para todo e qualquer momento e não o oposto. Um bom líder molda novos líderes.

Como moldar sua equipe para conseguir atingir sua meta mesmo com vários desafios?
Já reparou na sensação de satisfação que o seu corpo recebe quando você completa uma tarefa? Simplesmente faça um “checklist”, ou seja, o fato de que o nosso cérebro libera dopamina (um neurotransmissor que provoca a sensação de prazer e motivação) cada vez que alcançamos um objetivo. Vale lembrar que não pode ser nada inatingível, justamente porque a equipe está passando por momentos difíceis e faça esse trabalho diariamente, delegue o que cada um irá fazer para alcançar os resultados e faça junto com sua equipe.

Desta forma, se você cumprir tarefas menores com maior frequência, mais dopamina será liberada e isso ajudará a manter-se motivado a longo prazo. Então, ao invés de pensar na entrega de um projeto ou na resolução de um problema como uma só meta, estude e divida em pequenas tarefas. Desta forma, ao cumprir cada uma delas você se sentirá mais animado para seguir em frente.
Quando você se organiza, investe em conhecimento, aprende a reconhecer suas conquistas e prioriza a sua saúde, consegue manter a energia necessária para encarar os obstáculos que são comuns numa carreira de sucesso.

Milena Moreira Rohr

Consultoria e Gestão Empressarial

https://www.instagram.com/milenarohrconsultoria/

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Verve

Categorias

Categorias

Colunistas