Mario Testino, um dos fotógrafos mais influentes do mundo em PHOTO by VERVE

Mario Testino é um dos fotógrafos mais influentes do mundo. Nascido em Lima, Peru, ele se mudou para Londres em 1976 buscando uma carreira na fotografia. Sua capacidade de compreender e interpretar o espírito cultural e comercial de sua época fez dele um parceiro criativo muito procurado pelas indústrias de moda e beleza. Um dos principais fotógrafos de moda da contemporaneidade, imprime sua marca tanto nos retratos de celebridades quanto em seus trabalhos, caracterizados por uma mescla equilibrada de sofisticação e sensualidade.
Nascido em 1954 em Lima, no Peru, Testino foi o mais velho de 11 filhos e um jovem exêntrico. De origem italiana, sonhava em se tornar padre durante a infância e foi impopular na adolescência por suas extravagâncias. Estudou economia na Universidade do Pacígico, onde sua insistência em usar roupas cor de rosa e saltos de plataforma garantiu que todos soubessem seu nome. Em 1976, partiu para Londres para estudar Fotografia. Morou no piso abandonado de um hospital e começou a trabalhar como garçom para conseguir dinheiro. Seus primeiros trabalhos na área foram produções de books para modelos pela bagatela de 25 libras, com cabelo e maquiagem incluídos no valor. Sua carreira começou na Vogue. Hoje, ele colabora com muitas das edições mundiais da publicação (em especial com a britânica, a americana, a francesa e a brasileira), bem como com as revistas V e Vanity Fair.

Na moda, destacou-se por seu trabalho com marcas como Gucci, Burberry, Dolce & Gabbana, Estée Lauder, Valentino e Versace (realizou uma grande parceira com sua proprietária, Donetela Versace, para quem foi apresentado através de Madonna). Para a Gucci, desenvolveu campanhas provocantes que marcaram a década de 1990.
Nos retratos, sempre procura mostrar a personalidade de quem está na frente das lentes, o que, para ele, trata-se de uma escolha: “Existem dois tipos de fotógrafos: aqueles que são obcecados com a técnica e aqueles que preferem o assunto. Eu me pergunto como posso fazer para que meus modelos mostrem o seu melhor”, contou em entrevista a Suzy Menkes, publicada no The New York Times. Em 2002, a National Portrait Gallery de Londres realizou a mais bem sucedida exposição de sua história: “Portraits by Mario Testino”, apenas com retratos do artista.
É conhecido por seus retratos de ícones internacionais, incluindo Kate Moss, Diana, Princesa de Gales; Gisele Bündchen, Madonna e Gwyneth Paltrow. Mario Testino tem imagens amplamente publicadas em revistas como Vogue, Vanity Fair e V Magazine.

Com inúmeras exposições em todo o mundo, incluindo a marcante Portraits exibida na National Portrait Gallery, em Londres (2002), que quebrou recordes de público na época. É um dos poucos artistas vivos convidados a expor no Museo Thyssen-Bornemisza, em Madrid, exibindo Todo o Nada (2010). Seu primeiro trabalho a chegar à China foi a exposição Private View, no Today Art Museum, Pequim (2012) e, no Shangai Art Museum (2012), Private View, e, nos EUA, no prestigiado Museum of Fine Arts de Boston (2012), com In Your Face.
Filantropo inspirado, guiado pelo que ele descreve como “todas as experiências de formação na minha vida” é presidente do Conselho do Fundo Mundial de Monumentos do Peru, dedicado à preservação e proteção de sítios arqueológicos e históricos em extinção. Também apoia causas como Naked Heart Foundation, Elton John Aids Foundation, Aid for Aids, CLIC Sargent Cancer Care, amfAR e Women to Women, entre outras.
Em julho de 2012 fundou o MATE -Museo Mario Testino em Lima, Peru. O MATE é uma organização cultural sem fins lucrativos, que promove e celebra as artes de seu país natal e mantém uma exposição permanente de seus próprios trabalhos.
Mario Testino recebeu vários prêmios internacionais, entre outros reconhecimentos por suas realizações, incluindo a Medalha Tiradentes do estado do Rio de Janeiro e a maior honra de seu país natal, em 2010, o de Grão-Mestre da Ordem do Mérito, entregue a ele pelo presidente do Peru. Em 2013 recebeu a Ordem do Império Britânico, em reconhecimento pelos seus serviços à fotografia e à caridade.

Grande amigo de Kate Moss — e um dos responsáveis por colocá-la entre as modelos mais bem sucedidas da história —, Testino já clicou muitos dos mais famosos artistas do mundo, entre músicos, atores e modelos. Ainda que, através deles, tenha ajudado a construir e fortalecer a sofisticação de muitas marcas, o glamour está longe de ser sua principal característica. No livro Let Me In (2007), no qual mostra celebridades em momentos íntimos, muitos dos retratos de família expõem o lado humano e mundano de pessoas famosas. Na comemoração de seus 30 anos de carreira, em 2011, elegeu o ensaio com a Princesa Diana, de 1997, como o mais marcante de sua carreira. Nele, Lady Di, mesmo elegante, está distante da imponência das modelos de seus anúncios: aparece simples e natural. “Diana estava tentando ser uma pessoa normal, este era seu momento. Então, o intuito das fotos era trazê-la para a realidade”, relembrou.
Como Annie Leibovitz, Testino realiza retratos para a Família Real Britânica. No ano passado, foi o escolhido para fazer as fotos de divulgação do casamento de Princípe William e Kate Middleton.
Em 2009, lançou pela Taschen Mario de Janeiro Testino, que homenageia uma de suas cidades favoritas.

O livro, com Gisele Bunchen na capa, conta com fotos do Rio e de celebridades brasileiras.
“Não gosto de brincar com bonecas, gosto de pessoas”.

Site: www.mariotestino.com
Instagram: @mariotestino
Facebook: facebook.com/mariotestino
Twitter: @mariotestino
Fontes: @escola_proarte
@nafaap

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Categorias

Colunistas