O Jantar perfeito! // Por Lord Quither, Jean Benitez – Columnist from England

Defina o Ambiente

Capacidade de pessoas.

Tire qualquer coisa que possa quebrar ou que seja de difícil reposição.

Ter pontos de apoio ( bebidas, gelo, taças, petiscos para antes e depois do jantar ).

Selecione algumas músicas ( aquelas que todos possam ouvir e conversar ).

Auxiliares ( o suficiente para que não tenha um solitário perdido com a bandeja na mão sem saber quem servir).

Você mora em apartamento, informe o vizinho que terá visitas e se desculpe antecipadamente pelos inconvenientes que possivelmente possam incorrer.

Convidados

Qual o número de convidados ( jantar sentado ou americano ).

Sempre tenha um amigo coringa para emergências para tampar o buraco a mesa, quando alguém não comparecer e assim possa ser facilmente substituído.

Quem convida espera resposta confirme e evite atrasos ( não pergunte quem vai, não pergunte o que será servido ” a não ser que seja alérgico , mas não espere que o menu seja trocado por sua causa “.

O bom anfitrião informa horário e “dress code” e a ocasião do jantar, fique atento.

O convite é para você, convidado ideal não aparece com outras pessoas a casa de quem o convidou.

Presente
Levar algo é de bom tom, mas não espere que seja servido ( em caso de bebida ou doces, por exemplo ). Evite levar flores, elas podem atrapalhar a decoração que já foi preparada com antecedência e falando sobre a bebida, ela pode não se adequar aos pratos que serão servidos).


Menu
Após definir o número de pessoas e serviço o menu pode ser planejado, novas receitas evitem testar, procure pratos que já tenha prática, a não ser quer tenha contratado um buffet especializado.
A informalidade do serviço americano ajuda, uma vez que todos se dirigem ao buffet.
Saladas verdes ” evite muitos molhos ” ou tropicais, dois ou três tipos de carne, massas, arroz e de sobremesa ( frutas, sorvetes, tortas quentes ).
Caso o jantar seja formal ( serviço a francesa ou a Inglesa ) o menu pede um certo requinte a mesa com sousplat, talhares, porcelanas, castiçais e prataria,
Quanto aos pratos assados, molhos, purês, arroz, vegetais cozidos: “lembre-se que no jantar a inglesa o empratado e de grande auxilio, uma vez que o garçom monta o prato em separado em um carrinho, após ser aprovado pelo convidado.
Café, chá e licor após o jantar, não vejo mais o conhaque ser servido, muitos dizem que é uma bebida associada ao cigarro e como o cigarro tem sido abolido das rodas sociais cada vez mais, o conhaque vem desaparecendo.


Agradecimento
No dia seguinte, um cartão ou um telefonema são suficientes, porém caso queira, pode enviar um vinho ou uma caixa de chocolate, o importante sempre e o agradecer, pois seu anfitrião abriu a casa e teve o trabalho de preparar tudo para recebê-lo, o mínimo de retribuição e de bom tom.

Lord Quinther – Jean Benitez

https://www.instagram.com/lordquither/

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Categorias

Colunistas