Renata Teixeira, uma figura cativante no mundo dos concursos de beleza, começou sua jornada desfilando aos 8 anos de idade. Desde então, Renata não parou de se aprimorar, fazendo cursos de passarela, interpretação e teatro. Com várias vitórias em concursos e experiência desfilando para diversas marcas, Renata aceitou o desafio de participar de concursos de Miss. Com uma trajetória inspiradora e um estilo versátil, ela compartilha sua preparação, desafios e inspirações nesta entrevista exclusiva para a MISS MISS.
MISS MISS – Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza e por que você quis se tornar uma miss?
Renata Teixeira: Sempre gostei desse meio de desfiles, teatro, TV… Desfilo desde os 8 anos de idade e nunca mais parei. Fui me aprimorando, fiz cursos de passarela, interpretação, teatro. Ganhei vários concursos, desfilei para várias marcas e, quando recebi a proposta para o concurso de Miss, pensei: por que não? E embarquei nesse desafio.
MISS MISS – Conte-nos algumas curiosidades ou eventos extraordinários ocorridos com você no que se refere ao mundo Miss…
Renata Teixeira: Sempre tento me isolar momentos antes dos concursos para me concentrar, e quando entro na passarela, é só eu e ela.
MISS MISS – Como você define seu estilo?
Renata Teixeira: Acredito que, nesse meio, temos que ter um estilo livre e versátil, incorporando o que cada marca necessita, sem perder nossa essência.
MISS MISS – Desfilar em passarela e em concurso de beleza: quais as diferenças?
Renata Teixeira: Desfilar em passarela é mais técnico, o foco é comercial ou conceitual, o que tem que aparecer são as roupas, o conceito que querem passar, a identidade da marca, do estilista. Já em concursos de beleza, o que tem que se destacar é você. É preciso se concentrar e entregar com perfeição todos os critérios exigidos: postura, elegância, beleza, carisma, sua essência.
MISS MISS – Você acha que as misses de hoje ainda sofrem com o estereótipo de que mulheres bonitas não são inteligentes?
Renata Teixeira: Sim, ainda existe esse pensamento arcaico. O machismo no Brasil vem em várias formas, principalmente para diminuir a capacidade profissional das mulheres, como fator limitante.
MISS MISS – Como é a sua preparação para um concurso de Miss?
Renata Teixeira: Concentração, foco, boas leituras e treinamento.
MISS MISS – Precisou mudar suas atividades profissionais? Consegue conciliar?
Renata Teixeira: Precisei contar com mais pessoas, delegar tarefas e deixar outras pessoas encarregadas.
MISS MISS – Você enfrenta a ansiedade de desfilar para o público e para os jurados?
Renata Teixeira: Aquele friozinho na barriga é normal antes de qualquer concurso. Por isso, a preparação e concentração contam muito.
MISS MISS – Como é para você a competição com as outras candidatas?
Renata Teixeira: Normal. Quando entramos em um concurso, já sabemos que vamos competir com outras candidatas. Cada uma tem sua bagagem, e o respeito é algo essencial e imprescindível.
MISS MISS – Pretende seguir uma carreira paralela à de modelo? Se sim, qual seria?
Renata Teixeira: Sou microempreendedora e pretendo continuar com minhas atividades paralelas à de modelo, como minha loja DaRê Modas Plus Size, que atende ao público Plus.
MISS MISS – O que você gosta de fazer no seu tempo livre?
Renata Teixeira: Viajar, passear com meus cachorros e conhecer lugares novos.
MISS MISS – Quem lhe inspira e por quê?
Renata Teixeira: Minha família, porque sempre trabalharam para conquistar suas coisas, nunca tiveram preguiça e sempre dão o melhor de si. Meu parceiro que me incentiva a correr atrás do que almejo e a dar o meu melhor. Como modelo, a Gisele Bündchen, que ouviu vários “não” e nunca desistiu. Como atriz, Fernanda Montenegro, Adriana Esteves, Christiane Torloni, Paolla Oliveira, Cláudia Raia, Marcos Palmeira, entre outros, que são referências no mundo da arte. No cenário musical, Jorge e Mateus.
MISS MISS – Compartilhe conosco alguns segredos de sua beleza…
Renata Teixeira: Não tem segredo. Uma boa noite de sono, uma boa alimentação e alguma atividade física já fazem diferença.
MISS MISS – Para terminar, que conselho você daria para as meninas que sonham trabalhar como modelo e/ou entrar para o mundo dos concursos de beleza?
Renata Teixeira: O conselho que dou é que elas precisam se dedicar, estar em constante evolução, ter sua essência bem definida, postura, educação, respeito e humildade. Contar com uma rede de apoio ajuda muito, estudar e não desistir dos seus sonhos.
Jornalismo VERVE