Lidar com as finanças em momentos de crise, é possível? Afinal, o que mais vemos são diversos setores da economia, e pessoas físicas em geral, sentindo os baques da pandemia que assolou o universo.
Dados do Sebrae, mostram que “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, debruçou-se sobretudo nos micro e pequenos negócios, atingindo cerca de 88% deste público, que viu cair o faturamento em épocas de distanciamento social.
Contudo, este é apenas um exemplo mais recente. Sabemos que já houveram outras crises, e que invariavelmente, outras irão surgir. A grande questão é: como lidar com momentos assim? De que forma, “respirar” financeiramente em um momento de crise?
Gestão financeira para os negócios: como não se “afogar” quando surgirem as crises?
Me fala uma coisa, você costuma dar aquela analisada básica em suas despesas? Pois, se você quer nadar com segurança em altas marés de crises, a análise das despesas é como ter uma boia para lhe salvar das tempestades em alto mar!
Sejam as despesas fixas ou variáveis, é exatamente neste ponto que você deve fixar seu olhar a princípio.
Mas, por quê?“ Porque quando temos a entrada de dinheiro, seja através da venda ou através do salário, conseguimos, nas piores das hipóteses, girar. Porém, mediante a um cenário que vivemos, onde muitos não tiveram receita por um bom período, notamos a importância de olhar para os gastos mensais”.
Se faça as seguintes perguntas, antes de continuarmos:
“Será que as contas estão sendo pagas no modo automático? Ou, será que, acostumamos pagar elas, mesmo não tendo necessidade daquele produto e serviço?”
Coloque isso em prática agora mesmo, você irá se surpreender com o quanto pode poupar.
Comece a se preparar para imprevistos, eles irão acontecer e não depende de você, quanto mais preparado financeiramente estiver, menos impacto você sentirá.
Que uma boa gestão financeira para superação da crise, é fundamental, acredito que você aí do outro lado já sabe, não é mesmo? Você precisa manter um controle sobre suas finanças, e não o contrário. E isso só é possível por meio de uma análise sobre para onde seu dinheiro está sendo direcionado.
Procure alternativas agora, no pós pandemia para que você tenha novas e diferentes fontes de receitas, não dependendo somente de uma torneira para que seja abastecida sua caixa de água.
Lembre-se que devemos nos preparar para os contratempos, que independentemente da sua vontade ou não, inevitavelmente irão ocorrer. Portanto, se prepare financeiramente falando, para que os impactos não sejam tão sentidos, certo? Se precisar de um suporte, não pense duas vezes: estou aqui para te ajudar. Até as próximas dicas e muito obrigada pela atenção!