Implante dentário “é para sempre”? Por Dr. Ricardo Cardoso

O implante dentário é uma espécie de parafuso feito de titânio (também há implantes de zircônia, mas isso é assunto para outra coluna) e instalado em ossos maxilares. Esses “parafusos” são ósseointegrados, e recebem uma peça protética.

 Quando pensamos em titânio, o material com o qual os implantes são feitos, podemos dizer que realmente os implantes “são para sempre”, isso porque o titânio não vai sofrer deterioração, logo, do ponto de vista do material com que o implante é feito, sim, podemos dizer que é para sempre, ou quase…

Apesar do titânio não se deteriorar e ser muito resistente, ele pode fraturar (Figura 1).

(Fonte: Daicon Odontoradio)

 O implante é oco por dentro, é por isso que conseguimos fixar uma peça protética sobre ele. Por ser oco ele acaba tendo paredes finas (Figura 2) que podem fraturar com uma força excessiva assim como os dentes.

(Fonte: Prof. Elen Guerra de Lima)

Então, se estivermos falando de resistência, pode ser que o implante dure para sempre, ou não, depende do cuidado com o uso desse implante assim como fazemos com os dentes.

Vamos lembrar que quando o paciente procura um implantodontista para fazer um implante dentário o que ele realmente busca é o dente, ou seja, a prótese sobre o implante e essa sim não foi feita para durar para sempre. A coroa em si, não importa o material, pode quebrar com um acidente ou mesmo com o mau uso, afinal elas não são feitas para abrirem garrafas ou cortar fios. Além disso os componentes protéticos que ligam a prótese ao implante absorvem muito do impacto da mastigação, sofrendo assim um desgaste e necessitando serem trocados periodicamente como acontece com algumas peças de um carro durante a revisão.

Até o momento vimos que os materiais que compoem o implante e sua prótese, mas temos que lembrar do componente humano, da forma como esse implante se fixa em ossos maxilares (osseointegração). O titânio é um material biocompatível, isso é, não é rejeitado pelo organismo, mas por algumas razões essa osseointegração pode não acontecer ou mesmo depois de ósseointegrado o implante pode ser perdido. Isso ocorre pois assim como os dentes os implantes estão sujeitos à doenças causadas pelo acumulo de placa bacteriana (Figura 3) que da mesma forma que leval à perda dentária podem levar à perda do implante e algumas doenças como diabetes também podem prejudicar a longevivade desse implante.

(Fonte: Romanos et al, 2014)

Assim, a melhor resposta para a pergunta do título é “os implantes foram feitos para durar para sempre, exatamente como os dentes naturais, mas podem não durar, como ocorre com os dentes naturais.


Dr. Ricardo Cardoso
Colunista

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Verve

Categorias

Categorias

Colunistas