Por Renato Cunha
Quando você joga fora alguma roupa velha, já se perguntou o que acontece com ela? O fast fashion é um fenômeno moderno, que surgiu nos anos 80. Ele segue o modelo linear de “pegue, faça, descarte”, e permite que as empresas comercializem em massa, os fabricantes produzam em massa e os consumidores comprem as últimas tendências por um preço baixo. Soa como um ganha-ganha até considerarmos o custo real.
A produção têxtil tornou-se uma das indústrias mais poluentes, pois para acompanhar esse alto nível de consumismo, os recursos naturais são pressionados substancialmente, causando altos níveis de poluição, incluindo o uso de produtos químicos tóxicos, corantes perigosos e fibras sintéticas que levam décadas para se decompor e contaminam o abastecimento de água e o oceano.
O que é moda circular?
As palavras ‘sustentabilidade’, ‘ética’ e ‘eco-amigável’ fazem parte do domínio público há alguns anos mas o termo ‘moda circular’ é relativamente novo. Mas o que é moda circular?Para os consumidores que apoiam a sustentabilidade tanto na moda quanto em outras áreas de suas vidas, estamos cada vez mais vendo que vale a pena explorar essa nova categorização.
A moda circular é um sistema em que nossas roupas e pertences pessoais são produzidos através de um modelo onde a produção de um item e o fim de sua vida são igualmente importantes. Esse sistema considera os materiais e a produção cuidadosamente, enfatizando o valor da utilização de um produto até o fim e, em seguida, dando um passo adiante e redirecionando-o para outra coisa.
O foco está na longevidade e no ciclo de vida de nossos bens, incluindo a concepção de resíduos e poluição. Essencialmente, a ‘circular’ é uma resposta a modelos econômicos e sociais anteriores que foram ‘lineares’ até o momento e prejudiciais ao planeta ao longo do caminho.
Além disso, a moda circular vem da interseção da ‘economia circular’ (um modelo que troca o ciclo típico de fabricação, uso, descarte em favor da maior reutilização e reciclagem possível) com moda sustentável e ética. O desenvolvimento e a evolução dessas duas áreas ocorreram paralelamente por algum tempo em diferentes setores. Essa nova categoria é uma adição muito necessária à jornada e progressão da sustentabilidade da indústria da moda, além de um compromisso de investir em roupas que durarão muito mais tempo do que o fast fashion.
Pontos principais da moda circular:
– Utilizando menos materiais na produção de itens individuais para maior reciclabilidade
– Trabalhando para remover materiais não recicláveis e poluentes da cadeia de suprimentos
– Recapturando tudo, desde peças de vestuário a embalagens para reutilização
– Garantir o uso e a reutilização pelo maior tempo possível, incluindo esquemas de coleta e trazer os materiais reciclados de volta a um estado ‘bom como novo’
– Devolvendo com segurança qualquer resíduo inevitável
Como surgiu a moda circular
Foi por volta de 2014 que a moda sustentável colidiu oficialmente com a economia circular, resultando no novo termo de moda circular. O termo foi cunhado pela primeira vez em um seminário na Suécia, onde uma abordagem mais circular da indústria da moda era o foco principal. Essa distinção crucial ocorreu no momento em que os holofotes foram lançados em um setor cujo impacto estava seriamente sob escrutínio.
Apenas um ano antes, em 2013, o complexo de fabricação de roupas Rana Plaza em Bangladesh entrou em colapso, matando mais de 1.000 trabalhadores, com o fast fashion se tornando rapidamente um modelo indesejável para os consumidores apoiarem. Essa tragédia, juntamente com os últimos anos, trazendo à tona alguns métodos questionáveis na indústria, incluindo devastadores impactos ambientais, humanos e animais, também destacaram o importante papel que os consumidores desempenham na defesa de melhores padrões e numa mudança na industria da moda.
Desde 2014, a rigorosa mudança para apoiar sistemas sustentáveis, éticos e circulares aumentou dez vezes e está presente em vários setores em relação a como nós, como sociedade, podemos agir, escolher e agir de forma mais sustentável. No cerne desta revelação está o conhecimento de onde as coisas vêm, do que são feitas, quem as criou e a responsabilidade pelo que é o ciclo de vida geral de nossos pertences. Na realidade, muitas vezes é difícil imaginar um momento em que a sustentabilidade e todas essas considerações não fossem esperadas, mesmo que em pequena escala.
Como a moda circular se desenvolveu nos últimos anos, uma parte interessante desse modelo é o que ele representa. Sabemos que a economia circular existe nos setores acadêmico e comercial há vários anos, antes do vestuário e da produção, com um aumento global do interesse por esse modelo. Mas, olhando para o futuro, a questão da moda permanece: essa convergência de modelos mais sustentáveis e circulares significa um novo sistema econômico de moda? À medida que os consumidores se alinham com esse modelo comprando menos, possuindo itens por mais tempo e sendo mais específicos em suas escolhas, a circularidade pode coexistir com a moda produzida de maneira sustentável?
Uma resposta pode ser que possamos ver uma mudança geral em nossa estrutura econômica para um padrão básico de produtos de melhor qualidade, nos quais os consumidores investirão por períodos mais longos. Simultaneamente, esperamos ver um suporte contínuo ao slow fashion (consumindo menos), o que resultará em um setor mais limpo e com menos impacto em geral. Nesta equação, há papéis importantes para os consumidores e as grandes empresas desempenharem para que possamos ver uma revisão geral da pegada ambiental significativa da indústria da moda.
O papel dos consumidores
Os consumidores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e implementação da moda circular. Do aumento da demanda e do suporte a modelos mais sustentáveis, estamos vendo a circularidade penetrar nas cadeias de suprimentos, na fabricação e no estágio final, depois que um consumidor descarta um item. Com mais marcas oferecendo programas de reciclagem e conselhos de reciclagem de têxteis, há cada vez mais opções e alternativas para os materiais que compõem nossas roupas, em vez de irem parar nos aterros sanitários.
A moda circular trouxe uma onda de maior conhecimento do consumidor, forte defesa e reconhecimento geral de que as abordagens lineares anteriores da indústria da moda não tem futuro. Essa demanda por transparência, longevidade e uma nova estrutura deve continuar e representa um futuro para a moda que seria menos impactante e mais harmoniosa com todos os recursos, processos e pessoas envolvidos. Embora estejamos longe de um modelo completamente circular da moda, à medida que mais e mais marcas e consumidores se conscientizam e investem nele, já estamos impedindo o desperdício e a degradação que de outra forma existiriam, o que é um passo na direção certa!
Princípios da economia circular da moda
A Green Strategy , uma empresa de consultoria baseada em inovação e pesquisa especializada em questões de sustentabilidade e circularidade da indústria da moda, identificou dezesseis princípios-chave para apoiar e promover uma indústria de moda, vestuário e têxtil mais circular e sustentável:
1. Design com uma finalidade
2. Design para longevidade
3. Design para eficiência de recursos
4. Projeto para biodegradabilidade
5. Projeto para reciclagem
6. Fonte e produção local
7. Fonte e produção sem toxicidade
8. Forneça e produza com eficiência
9. Forneça e produza com energias renováveis
10. Origem e produção com boa ética
11. Fornecer serviços para apoiar uma vida mais longa
12. Reutilize, recicle ou componha todos os restos
13. Colaborar bem e amplamente
14. Use, lave e repare com cuidado
15. Considere emprestar, alugar, trocar ou reprojetar em vez de comprar novos
16. Compre qualidade e não quantidade
* Vantagens da economia circular da moda
As quatro principais vantagens da moda circular incluem:
– Dependência reduzida de matérias-primas importadas.
– Criação de indústrias e empregos ecologicamente corretos.
– As marcas ecológicas se beneficiam de uma melhor imagem pública.
– Redução de danos ambientais causados pela extração de recursos.
Limitações da moda não linear
Enquanto vimos várias vantagens em um modelo circular, também existem algumas limitações neste ciclo:
– Dependência das ações dos consumidores.
– Criar um novo modelo de negócios com base em produtos reciclados é difícil.
– Todo o ciclo requer integração do ciclo de vida do produto, desde a matéria-prima até o descarte.
Fonte: https://www.stylourbano.com.br/voce-sabe-o-que-e-moda-circular/