Cidade: Camboriú
Estado: SC
Idade: 41
Olhos: castanhos verdeados
Manequim: 38
Sapato: 36
Altura: 1m58 cm
A belíssima Flávia Fernandes é Doutora em Ciências da Saúde, Enfermeira, Professora e Miss Brasil Culture 2023. Em meio a suas atividades nos concede esta entrevista exclusiva. Conheça um pouco mais da linda representante das mulheres 30+:
- Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza e por que você quis se tornar uma miss?
Eu sempre acompanhei este mundo, porém em 2021 estive mais de perto acompanhando minha filha (Sarah Lemonie), que concorreu ao título estadual. Eu acabei despertando um desejo que sempre tive, mas que por inúmeras impossibilidades, principalmente de padrões impostos pela sociedade, nunca havia tido a oportunidade. Atualmente, nós, mulheres acima de 30 anos, casadas e mães podemos participar de concursos de beleza e isso é muito recente. Agora, nós podemos de fato dizer: somos lindas e competentes em todas as idades e podemos estar onde nós queremos! - Como foi sua preparação para o Miss?
Eu busquei me preparar de várias formas, pois acredito que precisamos estar bem mentalmente, fisicamente e espiritualmente. Fiz aulas de passarela com o Rodrigo Lisboa, uma pessoa incrível e que me ajudou muito em todas as fases do concurso. Cuidei da minha alimentação, perdi peso, participei de muitas ações sociais, pois ser Miss esta muito além da beleza física e hoje somos observadas inclusive socialmente. Isto é magnífico! Eu diria que o mais importante! - Precisou mudar as atividades diárias como alimentação e atividades profissionais?
Sim, mudei minha rotina completamente. Não deixei de comer o quem gosto, mas reduzi muito o consumo de alimentos para manter o peso. - O que é mais difícil para você: desfilar para o público e para os jurados ou a competição com as outras candidatas?
Então, eu diria que psicologicamente eu estava muito preparada e que nada ao meu redor fosse me desfocar, então passar pelas provas foi muito tranquilo. O mais difícil é competitividade que existe e não tem como negar entre as candidatas. A tal sororidade ainda precisa ser muito melhor praticada entre as candidatas! - A norte-americana, Olivia Culpo conquistou o Miss Universo com 1,68 de altura. Na sua opinião, isso representa uma quebra de paradigma ou miss ainda precisa ser alta (sendo que a altura média das brasileiras, segundo o IBGE, é de 1,61 m)?
Como mencionei antes, estes padrões de beleza impostos pela sociedade estão sendo quebrados aos poucos e isto é inclusão. Falamos tanto em incluir e por muitos anos excluímos mulheres belíssimas de concursos de beleza, por não ter altura, idade e por serem casadas. Eu desejo que as franquias repensem ainda mais sobre um concurso mais inclusivo e menos excludente. Precisamos! - Pretende seguir uma carreira paralela a de modelo? Se sim, qual seria?
Eu sou uma pessoa aberta às oportunidade e acredito que a vida nos dá a oportunidade de aprender/transmitir/ensinar e transforma-se. Quero ser o que a vida me possibilitar! - O que você gosta de fazer no seu tempo livre?
Tenho pouco tempo livre, mas o que gosto de fazer é atuar nos meus projetos sociais. Tenho muita alegria em compartilhar com o outro o melhor de mim! - É difícil controlar o stress, por conta das fotos e desfiles?
Quando fazemos o que gostamos, nada é difícil! Tenho muito prazer! - Quem é sua inspiração e por quê?
Minha inspiração é sem sombra de dúvidas a Isabella Menim. Que mulher completa! - Compartilhe um segredo de beleza com as leitoras.
Dormir bem! Quando você dorme bem, todos os seus mediadores químicos se estabilizam e você consegue produzir com qualidade! E nós somos produtoras de várias fontes e por isso precisamos estar descansadas. - Para terminar, que conselho você daria para as meninas que sonham trabalhar como modelo e/ou entrar para o mundo dos concursos de beleza?
Meu conselho é bem tradicional. Eu diria para nunca desistirem de seus sonhos, mas acima de tudo, não perder as oportunidades que a vida lhe concede! As vezes não entendemos, mas tudo que fazemos hoje, tem reflexo no amanhã. Fazer o bem e tudo que retorna a você é triplamente devolvido pelo universo.