ESTÉTICA E SAÚDE ASSOCIADAS
Especialista em harmonização oro facial (HOF) Dra. Taísa se sente plenamente realizada com os resultados obtidos ao longo da sua profissão. Primeiro porque consegue levar resultados que antes só eram possíveis com procedimentos longe do alcance da maioria das pessoas, o que as deixava a margem de realizar seus sonhos, seja pela parte financeira ou pelo afastamento de suas atividades essenciais por longo tempo para se recuperarem.
Muitas pessoas não se aceitam por não se verem na imagem que refletem. A melhora no humor e na auto estima dela são notórios, e caminham no sentido inverso da psicanálise, ou seja vão de fora pra dentro. Percebe-se muito entre as pessoas com mais idade, em que fisiologicamente enfrentam o processo de envelhecimento normal, mas em que a jovialidade dos pensamentos e a vitalidade não condizem com a saúde do corpo. Embora sejam procedimentos procurados primordialmente pela estética, ao final eles levam também à saúde e bem estar, na medida que restauram funções perdidas ao longo do envelhecimento. Um bom exemplo disso, e muito fácil de ser percebido, é a formação de rugas, que nada mais são do que cicatrizes criadas pela falta de colágeno e elastina da pele, que é a primeira e maior barreira de autodefesa do corpo humano.
Assim é difícil dissociar estética de saúde. É claro, que alguns são meramente estéticos e seguem tendências de época, como “fox eyes”, proporção labial, etc. mas como a própria OMS define: “Saúde é o completo bem estar físico e mental”. Logo se uma pessoa muitas vezes não sorri, por vergonha de seus dentes (tortos, escuros, ou cariados), imagine todo um comportamento que pode se desenvolver com insatisfações sobre a própria imagem.
A harmonização traz resultados rápidos em procedimentos menos invasivos, conferindo à técnica uma opção mais segura e simples para o dia a dia.
Aplicação de toxina botulínica amplamente divulgada para estética é também muito utilizada pelos cirurgiões dentistas como tratamento coadjuvante no bruxismo (disfunção que leva ao desgaste dental extremo, podendo ter dores na musculatura e na articulação tb), e na enxaqueca, por se relacionarem com a hiperfunção da musculatura facial, produzindo a diminuição da sua força, e com isso seus efeitos deletérios.
Com HOF é possível realizar preenchimento labial e compensar inclinações dentárias, que levam os dentes para frente ou para trás, quando não se quer realizar um tratamento ortodôntico; ou até implantes de mento, para compensar a discrepância óssea que antes só era resolvida com cirurgia ortognatia, que além de demorada, é muito traumática.
Como se observa a HOF está diretamente interligada a várias outras especialidades da odontologia além da ortodontia, como na Dentística (sorriso gengival), na periodontia (preenchimento de papilas); patologia, no exemplo da remoção da Bola de Bichat, que quando muito grande chega a criar feridas na parte interna da bochecha pela mordedura do tecido aumentado, etc.
Denota-se que com isso, mais que uma especialidade meramente estética, ela requer um conhecimento geral de todo o Complexo Estomatognátco, para proporcionar ao paciente outras opções de tratamento mais rápidos e de fácil recuperação, muito além da simples aplicação de “botox” na testa, tão conhecida, para atenuar rugas.
Dra. Taísa é graduada há mais de 30 anos, especialista em endodontia e HOF, e pós graduada em ortodontia, sendo atuante como Invisalign doctor, e aplica a odontologia integrativa como meio de aplicar um tratamento personalizado. Apesar de especialista, continua sempre se atualizando, pois, a HOF ainda está em pleno desenvolvimento, e cada vez mais com novidades.
@dra_taisa_castello
Harmonização Orofacial