Teen VERVE INTERCÂMBIO: O QUE É E POR QUE FAZER?

INTERCÂMBIO: O QUE É E POR QUE FAZER?
Você provavelmente sabe que intercâmbio é quando alguém viaja para outro país para estudar ou trabalhar, mas você realmente sabe a origem e significado de intercâmbio?
O significado de intercâmbio vai muito além do que apenas conhecer outro país, isso porque existe uma diferença grande entre viagens de intercâmbio e viagens para turismo.
Por isso, preparamos para este artigo tudo o que você precisa saber sobre o significado de intercâmbio, para que serve o intercâmbio e várias modalidades do programa! Vamos lá?
Afinal, qual o significado de intercâmbio?
De acordo com o Dicionário Aurélio, o significado de intercâmbio é: permuta, troca e relações culturais ou comerciais entre nações. Porém, essa explicação é muito breve para definir de fato o que é intercâmbio. E para que você entenda melhor o significado de intercâmbio, e para que serve o intercâmbio, veja abaixo algumas definições:

  • Conhecer outro país com a finalidade de trocar experiências;
  • Desbravar novos lugares;
  • Aprender um novo idioma;
  • Conhecer mais a fundo uma nova cultura.
    Qual a origem do intercâmbio?
    O intercâmbio começou lá pelo século XIX, quando famílias bem sucedidas da Europa mandavam seus filhos para estudar no exterior e obter conhecimento. Porém, no Brasil, o intercâmbio começou lá pelos anos 60, e no início, era literalmente uma troca.
    Dessa forma, um estudante brasileiro, por exemplo, ia estudar nos EUA, e os Estados Unidos mandava um estudante americano para o Brasil. Atualmente, é claro que não é mais necessário que um estudante do exterior venha para o Brasil para que um brasileiro possa estudar fora, e com o tempo, foram criados vários programas de intercâmbio. E agora que você já conhece o significado de intercâmbio, vamos conhecer um pouco desses programas mais abaixo.
    Tipos de intercâmbio
    Antigamente, podemos dizer que os programas de intercâmbio eram um pouco limitados, mas hoje, o intercâmbio é para todos. Sendo assim, seja você estudante ou não, maior de idade ou não, e até pessoas com 50 anos ou mais podem fazer intercâmbio! Legal, não é?
    Agora, confira abaixo os principais programas de intercâmbio:
  • High School – Estudar por um semestre no ensino médio do exterior;
  • Férias Teen – Programa de férias para adolescentes;
  • Curso de inglês no exterior – Aprender inglês e trocar experiências culturais;
  • Estudar e trabalhar no exterior – Curso de inglês com a possibilidade de trabalho;
  • Au Pair – Trabalhar fora do país como babá;
  • Intercâmbio Universitário – Fazer cursos como graduação, pós graduação, mestrado e doutorado.
    8 Motivos para fazer intercâmbio
    Há experiências, sensações e aprendizados que somente o intercâmbio é capaz de proporcionar. Por isso, conheça abaixo alguns motivos pelos quais vale a pena fazer intercâmbio:
  • Desenvolver o autoconhecimento;
  • Quebrar paradigmas de uma cultura diferente;
  • Fazer amizades e conhecer pessoas do mundo inteiro;
  • Enriquecer o currículo com uma experiência internacional;
  • Aprender a apreciar novas gastronomias;
  • Dominar um idioma completamente diferente;
  • Estudar em instituições renomadas;
  • Adquirir experiências e histórias para contar pelo resto da vida.

Fonte: ie.com.br/

Compartilhe este conteúdo...

2 respostas

  1. Excelente conteúdo!
    Sempre incentivo as pessoas a fazerem intercâmbio porque além do idioma aprende e vivência também a cultura de outro país.
    Quando jovem, fiz intercâmbio para Londres para praticar inglês e foi super enriquecedor, conheci pessoas de outros países, falávamos somente em inglês, até hoje tenho contato com essas pessoas e trocas de experiências.
    Vale muito a pena fazer intercâmbio, para os jovens ter experiência, responsabilidade e autonomia porque têm que conviver com outras pessoas.
    Se for em casa de família terá que seguir as regras da família e ajudar nos afazeres de casa.
    Em residência estudantil, respeitar a individualidade de cada um (lembrando que o idioma que falarão será o do país de intercâmbio) em residência estudantil geralmente fica uma pessoa de cada país (é um apartamento só para meninas ou só para meninos).
    O importante é sair falando e curtindo sua viagem, estudando e aprendendo sobre o outro país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Verve

Categorias

Categorias

Colunistas