Felicidade e Psicologia positiva! Por Rosi Ricca – Palestrante, Mentora e Coaching Empresarial.

Os pilares da psicologia positiva nas organizações visam atender demandas pela melhoria do desempenho, produtividade e relações interpessoais.
Atualmente, a felicidade é considerada um valor extremamente importante, tanto que foi proposto, em 2010, uma emenda ao artigo 6º da Constituição Federal brasileira para incluir o direito à busca da felicidade por cada indivíduo e pela sociedade, colocado junto com o direito à educação, saúde, previdência social, proteção, maternidade e infância (Senado Federal, 2010).
Como gerar experiências contributivas para a construção de uma vida saudável?
É possível ser feliz realizando um trabalho ao qual se atribui pouco significado?
Estes questionamentos nos fazem pensar sobre como encontrar propósitos relevantes para trabalhar que contribuam com a construção de sentimentos que sustentam a satisfação.
Te convido a refletir sobre a seguinte questão: se você tivesse dinheiro suficiente para viver o resto da sua vida confortavelmente sem precisar trabalhar, o que você faria em relação ao trabalho que executa hoje?
Através do trabalho, as pessoas podem satisfazer ou frustrar necessidades de sobrevivência, segurança, convivência, autoestima e dignidade.
Considerando a relevância do trabalho na vida das pessoas, também levamos em conta as relações com uma atividade significativa e realização humana por meio de tarefas constituídas de importância para quem as realiza.
A autorrealização humana implica encontrar propósitos válidos que demonstrem sentido à existência humana nos planos de vida pessoal e no trabalho.
Trabalhos percebidos e sentidos como significativos contribuem para a realização e o desenvolvimento humano, assim como ajudam a gerar o que denominamos felicidade, um sentimento mais estável de satisfação no trabalho.
Através do trabalho temos oportunidades de: construir a identidade, interagir e ter suporte social, encontrar um propósito que vale a pena se dedicar, despender tempo de modo relevante, encontrar desafios, adquirir status e obter renda.
A psicologia positiva também tem como objetivo, transformar o sentido oposto, quando o trabalho é um peso sendo vivenciado como tortura, sofrimento ou esforço doloroso, e visto como fonte de alienação econômica, política e de aflição para aqueles que o realizam. Mudar a percepção que o trabalho deve ser um peso e uma obrigação, prejudicando a qualidade de vida do ser humano, quando este despende esforço físico e psíquico com significados negativos ou pouco relevantes.
Nos estudos mais atuais, a felicidade resulta de meios que propiciam bem-estar físico e psicossocial, que levem as pessoas a se sentir em paz, voltar-se aos outros e contribuir para a melhoria das condições de vida no ambiente de trabalho, construindo significados positivos, sentimentos de felicidade e satisfação.
A Psicologia Positiva é baseada 5 fatores:

  1. Emoção positiva;
  2. Engajamento;
  3. Sentido na vida;
  4. Realização positiva;
  5. Relacionamentos positivos.
    Não percam a próxima edição, onde explanarei sobre estes cinco fatores.

Rosi Ricca – Palestrante, Mentora e Coaching Empresarial.
Instagram: @rosiriccaoficial
Email: contato@rosiricca.com.br

Compartilhe este conteúdo...

Uma resposta

  1. Excelente assunto, porque já ouvi muitas pessoas falando: “vamos pra luta”, referindo-se ao trabalho, e muitos se vestem para lutar mesmo. Acredito que isso faz com que tenhamos uma ideia negativa do trabalho/emprego.
    Nem todos têm a oportunidade de escolher a profissão, mas tentar fazê-la com amor e dedicação para que seja prazerosa.
    O americano fala: “vou dar o meu melhor”, enquanto o brasileiro fala “vou ver o que posso fazer”.
    Se a pessoa se dispôs a fazer aquele trabalho, que faça com entusiasmo, porque assim será mais feliz na sua carreira e alcançará o sucesso tanto profissional quanto pessoal.

    Grande abraço,
    Eliene Bugatti.
    Professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Verve

Categorias

Categorias

Colunistas