Eu sempre digo que há uma saída, um caminho para viver melhor, afirma Ménitem Leppaus à WM Magzine

WM Mulheres q Amamos
Verve Editora Digital Ano VII
Entrevista de Capa: Ménitem Leppaus
__
Autoconhecimento é um movimento de reconhecer a si, primeiramente e, diante disso, saber viver de uma forma mais plena e consciente. Nesta entrevista exclusiva com a psicoterapeuta, Ménitem Leppaus, vamos conhecer mais sobre a mesma e sobre o sentindo de ressignificar histórias a partir da sua história pessoal vivida por nossa entrevistada!

WM – Um ponto importante é que não é possível valorizar o outro, sem valorizar a si mesmo?
Com certeza, senão reconhecer dentro de mim a beleza da vida e a alegria de poder viver, nada fará sentido e ainda corro o risco de ficar admirando a vida do outro e não aproveitar o que tenho comigo.
WM – Autoestima ou autoconhecimento pode ser trabalhado?
Não só pode como deve, as duas questões estão diretamente ligadas com o nosso dia a dia. Assim, se estou bem comigo, conheço meus pontos fortes e fracos, sei como devo trabalhar e administrar os altos e baixos da vida cotidiana. Autoconhecimento vai cuidar do interior, emoções, gerenciar dores e alegrias e a autoestima será um complemento transparecendo fora o que está bem cuidado dentro.
WM – O mercado de trabalho é cada dia mais desafiador e diverso, muitos profissionais sentem-se propensos a rever suas carreiras ou ainda redescobrir seus talentos. Como a satisfação profissional e pessoal pode auxiliar neste processo?
Já vivi muitos desafios na minha carreira profissional, e acredito que cada fase contribuiu para eu me tornar quem sou na atual profissão. Fui muito feliz nas áreas que trabalhei, e não porque tinha excelentes salários ou benefícios, mas sim, pela visão de crescimento e valores que absorvia, e buscava aprender com as pessoas, missão e valores. E para minha maior surpresa, hoje trabalho
WM – O que significa ressignificar histórias a partir da minha!?
Em 2011 recebi um diagnóstico de um câncer raro, porém a princípio benigno, porém passei por uma longa cirurgia que me deixou várias sequelas, e tudo isso aconteceu no momento que seria um dos mais especiais, estava numa carreira em crescimento, e tinha acabado de me tornar mãe, após alguns anos de desejo e planejamento. Após tudo isso, num mix de tristeza e alegria, precisei analisar tudo que eu estava vivendo e fazer difíceis escolhas. Após estar bem, depois do laudo da biopsia e vários exames durantes alguns meses e anos em 2015 fui considerada curada e liberada para viver sem o peso e o medo do câncer. Assim, decidi viver novamente a sonhada maternidade e aumentar a família, e transbordar este amor e vida que pulsava tão forte dentro de mim.
Porém, em 2016 com meu primogênito com quase 5 anos e meu caçula com 4 meses recebi a mais difícil e dolorosa notícia: o câncer havia retornado e com metástase. Que momento difícil e desesperador!
Logo em seguida, as duras e difíceis informações de que não haveria protocolo de tratamento e nem possibilidade de cura, e ouvi por várias que vezes que não teria muito tempo de vida, e que aquele ano seria meus últimos dias e meses de vida.
Contudo, com duas crianças e já tendo passando por outro momento difícil, decidi viver como nunca, e aproveitar cada segundo de vida. Sem me deixar ser consumida pelas dores, ansiedade, depressão, pensamentos ruins e negativos, mesmo sabendo que seria uma guerra viver contrariando tudo, inclusive meus sentimentos.
E por tudo que já passei e ainda tenho vivido, decidi ajudar pessoas a ressignificar seja o passado, uma dor ou até mesmo o presente em meio a situações desafiadoras, como estou vivendo.
Então qual seja a dificuldade ou problema, eu sempre digo que há uma saída, um novo pensamento, um caminho para viver melhor. Eu tenho enfrentado a morte diariamente, a cada novo laudo e consulta, por isso sei que não é fácil ou simples, mas desistir para mim não é opção. E assim, quero impactar vidas, deixar um legado e ajudar pessoas a descobrir como é bom viver, e não só sobreviver.
WM – Sua vida e carreira estão de bem com você?
Tenho entendido que precisamos andar em unidade, vida pessoal e trabalho. Afinal não adianta estar realizada no trabalho e não usufruir com vida, alegria e família. E necessário estar sempre em equilíbrio e cuidando das duas.
WM – Que planos e objetivos você vem revendo ?
Desde de 2016 faço reflexões constantes, e busco viver o equilíbrio de não estar com pressa e não perder tempo. Precisamos sonhar e lutar pelos objetivos, contudo vivendo cada segundo que está passado e sabemos não volta mais. Então busco ter metas de pequeno, médio e longo prazo, também abraçando as oportunidades e portas que Deus vai abrindo.


WM – Fale-nos sobre sua carreira e formação…
Em meio as maiores dores e dificuldades da vida eu encontrei meu propósito. Já lutando contra o câncer raro (tendo um tumor na base do crânio, metástase nos ossos, pulmões e fígado), veio a pandemia e percebi que eu já vivia, o que o mundo estava começando a viver: usando máscara frequentemente, medo e incerteza sobre conseguir vencer uma doença, ansiedade pelo desconhecido e muitas vezes não poder dividir com ninguém a angustia que surgia. Nessa época as pessoas já me viam como uma referencia de fé, por tudo que eu enfrentava e continuava vivendo, sorrindo, sonhando e cuidando da minha família.
Então as pessoas começaram a me procurar para dar uma palavra de força, fé, otimismo e compartilhar suas dores. Naquele momento percebi que poderia fazer mais, e então decidi aceitar esta convocação de Deus, porque sempre falo que jamais imaginei conseguir realizar metade do que tenho estudado, trabalhado e vivido senão fosse o cuidado e amor do Pai, me sustendo nas minhas fraquezas e me dando o direcionamento.
E assim, em meio as lutas contra o câncer, tratamentos, procedimentos… consegui receber meu primeiro diploma. E desde então, estou amando cuidar de pessoas e assim vou tirando cada vez mais o foco do meu problema, das minhas dores, dos meus desafios, quando me permito olhar para o próximo e o entender, sentir nas palavras a proporção da dor e ajudar a encontrar este caminho que tenho trilhado. Com fé, superação, alegria, entendo que perder tempo se lamentando não vai resolver, então precisamos encarar de frente e resolver.
Atualmente, além da minha formação em Psicanálise clinica cristã, também tenho especialização em terapia breve, traumas religiosos, sexualidade, atendimento infanto juvenil e comecei mais uma formação, agora em neuropsicoterapia.
WM – Você trabalha suas potencialidade, as explora de diferentes formas?
Em todo tempo, porque sabemos que nossa vida não é e nunca será uma linha contínua, mas sim cheia de altos e baixos e em todos os momentos temos oportunidades de crescer, aprender e se desenvolver, dessa forma exploro ao máximo todo meu potencial.
WM – O futuro pra você é cor de rosa ou de que cor?
Meu mundo é azul. Vivo com meu marido e dois filhos, minha alegria e estar com eles, dividir momentos, sonhos, viagens. E almejo estar no altar um dia ao lado de cada um deles. Meus filhos são minha inspiração diária, olhar para eles me faz lembrar do valor da vida e como é preciosa.
WM – Em termos familiares e profissionais como está sua vida?
Vivendo um bom momento, equilibrando para obter o melhor dos dois.
WM – Você sente curiosidade em processos de autoconhecimento e mentoria?
Sim, estudo muito sobre, já ministrei algumas veze, e agora estou trabalhando para realizar a mentoria, levando todo este conhecimento e trabalho para muitas pessoas.
WM – Qual seu propósito?
Construir pontes na vida de pessoas que acreditam não ter mais saída, e viver o melhor de todas as oportunidades. Hoje meu lema é: transformando dor em amor!
WM – Qual a sua melhor versão de si mesma?
A cada dia busco ser melhor para mim, comigo e para todos que estão a minha volta ou me conhecem, gosto de deixar um legado, afinal a vida é uma troca constante de conhecimento, oportunidades, sonhos e sorrisos.
WM – Valeu a pena! Tudo a pena, se alma não é pequena…( Fernando Pessoa)
Somos três em um, corpo, mente e espírito, assim digo que não só a alma, mas todos em conjunto vamos alcançando a plenitude da vida. Se cuidar por completo, e não se entregar ao primeiro obstáculo, dificuldade ou perda.
Provérbios 18:21 Diz: A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
Declare vida, respire fundo sentindo a vida, lute pela vida e seja inspiração para outra vida.
WM – De tudo que tenho vivido nestes 7 anos de milagres, eu descobri que sou mais forte do que imaginava, e se lá trás eu tivesse me entregado para dores e diagnósticos, eu não estaria aqui e tendo tantas oportunidades para ser grata.
Não que seja fácil, ou não tenha dor, mas viver vale mais para mim, do que reclamar e desistir.

Méniten Leppaus
Psicoterapeuta clínica cristã
Escritora Best Seller “Histórias de Sucesso”
Palestrante na área da saúde emocional

https://www.instagram.com/psi.meniten/

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Verve

Categorias

Categorias

Colunistas