Com o tempo fui entendendo que eu necessitava de algo a mais, afirma Analice Nicolau à WM Magazine.

WM MULHERES Q AMAMOS
ENTREVISTA:
Analice Nicolau
WM – Qual a sua maior motivação no mundo da comunicação?
Com o tempo fui entendendo que durante a minha vida, até aqui, eu necessitava de algo a mais. Talvez pelo fato de vir de uma família humilde, mas de uma sabedoria indescritível. Desde pequena assistia muito telejornal, rádio e era muito curiosa. Na escola brincávamos muito de apresentação, tanto de tv como de dança. Acho que realmente já corria em minhas veias algo a mais. Depois, fui entendendo que comunicação ia muito além do que sabia, ou lidava no dia a dia. Falar, escrever, cantar, gesticular, pensar, sentir, idealizar, são formas de comunicação que transcendem o que conhecemos. Acho que até o próprio Silvio Santos mostrou e ainda mostra, é sobre ENCANTAR e isso me motiva. É poder ajudar na realização de sonhos, é se fazer sonhar.
WM – Quais são seus pontos fortes?
Acho que eu falar quais são meus pontos fortes, seria um tanto quanto de demagogia. Mas após 10 anos de autoconhecimento, muitos cursos de terapia, mentorias etc. consigo enxergar que o meu ponto mais forte é a resiliência, mas não a resiliência que todos falam e sim aquela, de quem já foi no fundo do poço de uma Síndrome do Pânico, e conseguiu ressurgir. Acho que já fiz isso tantas vezes em minha vida, que quando, novamente, vou até lá, já consigo olhar e falar: Conheço esse lugar e não quero voltar. Todos os dias vou descobrindo uma nova força, uma nova forma de encarar a vida de outra forma, sem medos, sem culpas. Apensa sigo o fluxo da vida, e deixo que Deus faça o restante. Eu Confio e assim na minha maior dor ressurjo como uma Fênix.
WM – Que tipos de atividade te dão mais energia e ânimo?
Nossa, eu sou uma mulher muito ativa, adoro criar e acho que essa minha transição do jornalismo de bancada para o Digital me fez preencher algumas lacunas que precisavam ser preenchidas aqui dentro. Sou uma pessoa muito positiva, muito mesmo. Hoje em dia se fala de Positivismo Toxico, me desculpe, eu não entendo dessa forma. Precisamos sim ter um coração que acredite. Sou muito grata, até aos desafios, pois são eles que nos deixam mais fortes. Amo estar próxima a natureza, é algo que para mim é inegociável.
WM – Como você se diverte?
Eu me divirto trabalhando. Sou muito responsável naquilo que me proponho fazer e isso faz com que se torne leve. Gosto de ver a equipe criando, trazendo novas ideias, se especializando. Me divirto com risadas, com brincadeiras. Aqui dentro mora uma criança feliz. Ter momentos de total silencio também me deixam feliz e lógico não poderia deixar minha família de lado, mesmo morando um pouco distantes, todos os dias são dias de fazer Call e aquecermos nossos corações.
WM – Dê um exemplo de onde você foi capaz de usar suas habilidades de liderança.
Sempre digo que as habilidades nós vamos adquirindo com as jornadas que nos colocamos a serviço. Na minha percepção, para se tornar um bom líder, você realmente precisa passar pelo processo, e esse processo nem sempre será positivo naquele momento. Somente mais a frente é que terá total respaldo e resultado. Um bom líder, ainda mais na comunicação e digital, já se antecipa em meio a possíveis crises. Nem sempre a decisão será fácil pois vai exigir principalmente confiança e sensibilidade. E o mais importante de todos, seja com amigos, colaboradores, colocar limites, pois um líder de verdade quer mais do que ninguém que os outros também se tornem líderes.
WM – Diga dois hábitos que você acha que são bons para você e que lhe proporcionam resultados positivos no seu cotidiano…
Como empresária e na vida pessoal precisa sim existir um equilíbrio. Eu desde muito jovem sempre pratiquei atividade física e sei que essa constância já me ajudou muito, principalmente em momentos verdadeiramente desafiadores. Até porque para dar conta de tudo, é sim necessário ter disposição. Além disso, lógico, o processo de aprendizagem se torna muito mais fácil, nossa mente se abre e expandimos para que possamos absorver mais informações e conteúdo. Ah, e não poderia deixar de falar sobre a meditação. Hoje, após alguns anos de estudo, já consigo entrar em processo meditativo até conversando com alguém. Pois a meditação é um estado do SER, mas isso eu fui adquirindo com o tempo.

WM – Fale um pouco sobre a Analice e a Analice Nicolau, Jornalista e Empresária e por qual aspecto seu você é mais apaixonada?
Nossa, a Ana Alice é um ser humano muito curioso, amoroso e com certeza está passando por uma das melhores fases da vida que é a do amor-próprio. É algo que muitas vezes eu não consigo nem explicar, com certeza é uma das maiores transformações que já tive. Durante muito tempo me sentia totalmente fragmentada, que é o que acontece com a maioria de nós, mas tive bons profissionais que me ajudaram nesta jornada chamada “caminho de volta para casa”. Foram terapeutas, mentores, amigos. Com certeza um caminho sem volta. Hoje já não quero discutir nem provar nada para ninguém, apenas poder ser eu na minha verdade e na minha essência. Digo que nesses últimos 3 meses tive um arrebatamento Deus e é tão lindo. Em minhas mentorias falamos muito a respeito disso. Que tudo na vida são ciclos e muitas vezes você terá que decidir e se posicionar. A Analice, é uma conexão de tudo. Jornalista, Empresária, Mentora, Amiga, não tem como falar que algo as separar, bem pelo contrário. Pela primeira vez em 45 anos eu me sinto completa e daí vem a grande questão. Você só chega neste ponto se abrindo realmente ao desconhecido, se jogando de cabeça e passando pelo processo. Eu estou apaixonada pela minha versão que foi atualizada com Sucesso.
WM – Como você poderia trazer mais equilíbrio para sua vida?
Acho que o equilíbrio ele vem a partir do momento em que você consegue confiar em outras pessoas. Como sempre fui uma pessoa muito controladora, achava que somente eu daria conta, acabei passando por momentos desafiadores e muitas vezes não dei conta. Quando eu me coloquei como observadora de tudo que eu estava fazendo e enxerguei que não estava certo, consegui ali, ferramentas para tomar decisões mais assertivas. Vivemos num mundo imediatista e ainda mais com a comunicação digital, mas ao mesmo tempo precisamos ser disruptivos e escrever nossas próprias histórias. Quando eu tomo a minha vida em minhas mãos e tomo as minhas decisões, pois tenho o livre arbítrio, tudo fica mais leve. Não podemos mais deixar nossas vidas nas mãos de outras pessoas e muito menos nossas escolhas. Acho que a partir deste momento o equilíbrio acontece e a mágica se faz.
WM – Quem a inspira? Por quê?
Todas as mulheres e homens que alcançaram seus sonhos e confrontaram com todo sistema para que acontecesse, para que se realizasse. Nós mulheres lutamos muito para conseguir nossa independência e num determinado momento tudo ficou meio confuso. Eu me inspiro muito em mulheres e homens de sucesso e vejo no dia a dia, principalmente quando tenho reuniões com grandes empresários e empresárias que um completa o outro. Minha maior inspiração é que não sejamos mais competidores entre si, pois existe um mundão de possibilidades lá fora, e vou lhe falar, existe lugar para todos, independente de gênero. Podemos estar mais unidos em nossas forças e também vulnerabilidades.
WM – O seu foco está em tarefas e resultados ou em pessoas e emoções?
Tenho certeza de que um completa o outro, não tem como concluirmos as tarefas se não nos conscientizarmos de que em um mundo totalmente digital, não estamos lidando com robôs e sim com pessoas. E o sucesso só acontece se conseguirmos com foco, objetivo, alcançar as emoções dessas pessoas. Por isso, que hoje sei e vejo diariamente tanto como empresária quanto mentora, que é preciso ter esse realinhamento de coração, mente e espírito, e não estou falando de religião e sim daquilo que você acredita e confia. Mais do que nunca precisamos sim estar mais unidos num propósito muito maior, o de que a verdade precisa ser comunicada. Certo que muitas pessoas não conseguirão enxergar isso pois cada uma está vivenciando seu processo interno, mas se pudermos ao menos nos colocar no lugar dela, com certeza os resultados serão muito maiores.
WM – Onde você se vê em cinco anos?
Fecho meus olhos e me vejo palestrando, com minha agência ganhando o mundo e minhas mentorias fazendo com que outros profissionais realizem seus sonhos. Me vejo de férias nas Ilhas Maldivas, casada, e muito, muito feliz, transbordando todo esse amor que existe dentro de mim. Me vejo fechando grandes contratos de comunicação e sendo reconhecida, podemos passar adiante tudo que venho aprendendo em minha jornada. Afinal, todo dia aprendemos algo novo
WM – Qual parte de sua biografia que todos deveriam ler?
R: Aquela que ainda estou escrevendo. Superando todos os dias os bloqueios que minha mente tem, como qualquer outra pessoa, estou em transformação, segundo a segundo. A lei da impermanência é muito difícil de ser encarada para aqueles que estão enraizados ainda em crenças que os limitam. Podemos ser aquilo que quisermos ser, tendo responsabilidade para cuidar do micro, conseguimos acessar o macro. O Céu não é o limite, muito menos nossos sonhos e a vida é feita para ser vivida e não sobrevivida. É Algo muito além disso, nunca foi sobre dinheiro e sim Valores éticos e morais. Cada pessoa sabe da sua verdade e estamos aqui para evoluir.

https://www.instagram.com/analicenicolau/

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Verve

Categorias

Categorias

Colunistas