Cultura Organizacional aplicada em Empresas para pertencimento de equipe! Por Milena Rohr – Gestora Empresarial

A visão da nova geração de pessoas sobre questões relacionadas ao trabalho é o que influencia diretamente nas mudanças de hábitos e condutas de empresas. Para eles, carreira não se trata mais de um emprego estável ou extremamente duradouro, mas sim, de um trabalho em um lugar que tenha significado, valor, reconhecimento e cultura.
Buscando atender essas mudanças, as organizações têm tentado ativamente desenvolver as suas próprias culturas internas. Entretanto, nesse momento inicial, é necessário entender que uma cultura é algo que se molda internamente ao longo do tempo e que não é simplesmente trazido com cada funcionário que entra na empresa.
Isso funciona basicamente como um ciclo. A medida que a cultura interna se constrói, o engajamento dos funcionários em relação a ela aumenta e dessa forma ela vai se fortalecendo.
A partir daí os objetivos, maneiras de fazer negócio, interações e até mesmo visões coletivas, passam a estar alinhados com essa cultura organizacional presente e contribuem também para o fortalecimento dela.
Além disso, esse fortalecimento está diretamente atrelado à performance e motivação dos funcionários. Portanto, talentos são retidos, atraídos e os resultados tendem a crescer, quando as empresas compreenderam que, para um negócio ter solidez, esse resultado deve estar atrelado a uma excelência na gestão de pessoas e processos, a construção da cultura se torna mais leve. Uma gestão baseada em valores é um grande diferencial.
Gosto de fazer analogias para explicar minha forma de pensar, então, se pensarmos em uma empresa como um ser humano, a cultura é o seu jeito de ser. Ela revela a motivação, porque precisa de uma rotina diária e de execução para isso. Quanto mais clara é essa comunicação, mais a empresa será capaz de atrair as pessoas certas para trabalharem motivadas por esses objetivos, consequentemente, será muito mais fácil alcançar o alvo definido pelos seus líderes.

Por onde as empresas devem começar?
Criando um significado, responda as seguintes perguntas:
Quais os valores seus clientes precisam conhecer? Como você quer que a sua empresa seja reconhecida internamente e externamente? Quais as menções você gostaria que fossem usadas para descrever sua empresa?
Deixe a sua liderança dizer o caminho, é muito provável que seus líderes ativos na empresa saibam nortear sobre os bons hábitos e ações da equipe, confie neles, afinal, você os colocou nessa posição por um motivo, certo?
Se você tem uma liderança assim, é imprescindível que você valorize as opiniões deles, escute o que eles têm a dizer e mais ainda, peça ajuda para eles durante todo o processo de criação e implantação da ideia que você está querendo passar através da sua empresa.
Tenha uma rotina na sua empresa, seus líderes devem reforça-las diariamente, para que a mudança no comportamento da equipe seja eficaz, reconheça a dedicação dos seus funcionários, esse pertencimento empresarial é importantíssimo para seus resultados.
Certifique-se de sempre revisar a cultura da sua empresa para ter certeza de que os valores estão sendo vividos. Não se esqueça que, além de desenvolver a cultura organizacional, a manutenção é crucial!

Milena Moreira Rohr

Consultoria e Gestão Empressarial

https://www.instagram.com/milenarohrconsultoria/

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