A CONSTRUÇÃO DA ESSÊNCIA DA MULHER POR UMA ÓTICA ESPIRITUAL. Por Liliane Libardi – Colunista

“Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia.”

Quando leio este textoem “Atos 9:36”, fico maravilhada com o testemunho dessa mulher que com suas atitudes, comportamento manso, e grande generosidade conseguiu chamar a atenção de uma comunidade, de coração grandiosoe com uma ótica ágape fez na sua época e no seu tempo a diferença. Uma mulher que atingiu o coração deoutras mulheres a talponto decausarindignação quandodasua mortee todas tinham algo de magnifico para contar de sua história. A sua essência era singular.

Alguns estudiosos afirmam que primeiro vem a existência para depois vir a essência e esta é encontrada no âmago de alguém, que nada mais é do que elementos que caracterizam o ser, como a racionalidade, personalidade e valores, portanto ela pode e deve ser construída na sua jornada da vida.

Teve um momento da minha vida que perdi o crédito em mim era tanta dificuldade e obstáculos encontrados pelo caminho que ficava difícil continuar, no casamento falido, na profissão, na criação dos filhos, nas finanças, sempre como provedora, afff! Loucura! Não acreditava no meu potencial e que eu podia ir mais além e me tornar extraordinária em tudo que eu fizesse ou colocasse a mão, precisava apenas de me encontrar com Deus e comigo.

As mazelas da vida deixam marcas difíceis de cicatrizar, mais encontrei na mudança de comportamento e no autoconhecimento a busca da minha verdadeira essência que outrora tinha perdido ou nem sabia que tinha.

E a grande verdade enquanto não se encontra o que precisamos para ser feliz a nossa Imagem fica trincada sem visualizar uma restauração.

Ver mulheres em condição igualitária e poder ajudar e contribuir como serva e como agente de transformação foi o que me fez entender que eu nasci para dar certo. Esquecemos um pouco de nós para sermos empática com os outros.

Nesse sentido, é necessário dar voz, ouvir, se colocar no lugar da outra e acolher. Praticar a sororidade é estabelecer e fortalecer uma rede de apoio feminina. Para isso, é necessário ter consciência de que muitas intrigas entre mulheres provêm do pensamento machista, mas falar destes pensamentos não é o nosso objetivo aqui, mas afirmar que ser melhor a cada dia buscando a nossa essência é o primordial para nossa felicidade.

Hoje trago a figura de Dorcas, identificada como discípula. Sim, Jesus permitia discípulas e, provavelmente, era o único mestre em Israel que se alegrava em tê-las por perto. Jesus quebrou inúmeros tabus de seu tempo com relação às mulheres: deu voz, defendeu, recebeu-as em seu ministério, foi sustentado por elas, entre outros.

Mas o que tem haver a história de Dorcas com a sua lapidação pessoal, para melhorar o seu ser construindo uma essência de valor?

Háaaa! Muita coisa! Como assim? vou te explicar! Dorcas era uma empreendedora tinha um negócio de costuras, vestia as viúvas, cuidava com esmolas e boas obras e o mais importante era notável entre as mulheres.

Vamos lá então, o que se deve entender sobre a nossa construção Pessoal….

É uma área que trabalha a identidade, a imagem e a reputação, tripé essencial para gerenciar a nossa vida com qualidade e bem estar, todas as características que compunha Dorcas.

Apenas meio segundo. Esse é o tempo que o nosso cérebro leva para formar uma primeira impressão sobre outra pessoa de acordo com estudos divulgados pela Veja. E se, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, cuidar de você se torna algo de extrema importância, porque o que você mostra por fora é o que você é por dentro. Ainda mais no universo das mídias sociais em que é grande a exposição e visibilidade do outro pois precisamos criar uma armadura para críticas de todos os níveis, que com certeza irão vir.

Dorcas – uma mulher de impacto

PARTE 02

2

Por outro lado, se você estiver com a sua essência bem estruturada, achou o caminho, irá gerenciar a sua vida pessoal e profissional. Em termos simples, essa prática visa tanto melhorar como moldar o que as pessoas pensam ou falam sobre você.

Trazendo o que foi falado acima para o “branding pessoal” e “marketing pessoal as pessoas pensam que são a mesma coisa, mas há diferenças.

Enquanto o último foca na forma como a imagem pessoal impacta e se comunica com a audiência, o primeiro se concentra na construção da essência do profissional, ou seja da pessoa que carrega a marca ou o produto. Desse modo, todas as estratégias nesse sentido, serão alinhadas com essa essência e repassadas para o público-alvo. Gerando assim, engajamento e conexões emocionais.

Que delicia é buscar a nossa essência para vivermos o nosso propósito e a nossa missão é nos enxergar com pertencimento nesse mundo e fazer realmente valer a pena assim como Dorcas fez.

Não podemos deixar de observar como Dorcas se comunicava com os outros que é um dos fatores mais importantes para que se tenha uma visibilidade positiva e sucesso em tudo que fizer, vejamos:

Existem quatro tipos de comunicação pessoal principais que usamos diariamente: verbal, não verbal, escrita e visual. Comtodos esses estilos decomunicação, é mais eficaz quando você sabe ouvir ativamente, observar e ter empatia.

O importante que na nossa comunicação não exista nenhum tipo de ruído que venha causar conflitos em nossos relacionamentos.

A expressão ruído se refere a qualquer interferência indesejada que atrapalhe a transmissão de uma informação. A principal consequência é atrapalhar a compreensão entre dois interlocutores, desviando ou danificando a mensagem que deveria ser transmitida.

Nos relacionamentos interpessoais que Dorcas fazia parte foi tão maravilhoso que causou comoção em uma cidade inteira quando souberam do seu desaparecimento ( antes do milagre da sua ressureição), ela deixou sua marca, pois não queriam, não entendiam a sua morte, fato!

Pois lembre-se: “Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.”

De uma forma suscinta e clara quero falar sobre o essencial para a construção da nossa essência e também para que tenhamos uma visibilidade positiva perante o público que pretendemos. E se entendermos isso o resto fica fácil.

https://www.instagram.com/lilianelibardi/

LILIANE LIBARDI

  • ADVOGADA PREVIDENCIÁRIA
  • FACILITADORA DE CÍRCULO DE MULHERES
  • CONSELHEIRA CRISTÃ
  • TEÓLOGA / COACH / PALESTRANTE
  • MENTORA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO EM GRUPO
  • ESPECIALISTA EM MARKETING PESSOAL E GESTÃO DE CARREIRA
  • ESPECIALISTA EM COMUNICAÇÃO RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS
  • ESCRITORA
  • IDEALIZADORA DO MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (ITTA) – IMAGEM TRINCADA TRANSFORMANDO ALMAS

MEU HOBBY É ESTAR EM UMA LINDA CAFETERIA RODEADA DE AMIGAS.

INSTAGRAN

@LILIANELIBARDI

@LILIANELIBARDIADV

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Verve

Categorias

Categorias

Colunistas