Elegância Profissional – Parte 1 // Por Lord Quither Jean Benitez – Columnist from England

Quando estabelecemos um contato profissional, vários pontos são analisados, a sua chegada, todo o momento de sua conversa e como a finaliza, e para iniciarmos o assunto, vamos falar primeiramente sobre entrevista de emprego.
Qual o profissional que estamos analisando?
Você não vai se apresentar em uma entrevista trajando um terno por exemplo para uma empresa com segmento mais informal, onde você pode estar mais despojado, mas há pontos que valem para qualquer situação ou entrevista.
Muito além do teu perfil profissional que também é analisado, uma vez que é preciso comprovar sua capacidade e responsabilidade profissional, o visual e a maneira com a qual se comporta é essencial para sua contratação, uma vez que você representará a empresa.
Partindo deste princípio começamos a análise masculina:

  • Barba aparada ou bem feita;
  • Cabelo cortado, bem escovado ou aplicado gel para que tenha uma aparência de frescor e limpeza;
  • Evite o uso de perfumes fortes;
  • Tenha as unhas cortadas, ” unhas demonstram ansiedade uma vez que a mostramos de uma forma deplorável”;
  • Os dentes devem estar bem limpos .
    Uma observação aos fumantes, ao fumar sua roupa fica com o cheiro da fumaça, suas mãos e hálito também, procure evitar fumar antes de uma entrevista, mas caso fume, evite de imediato ir para a sala de entrevista, lave as mãos e se possível escove os dentes.

Como disse no princípio desta matéria, tudo faz parte de uma avaliação. É preciso evitar os excessos de acordo com cada profissional, anéis, relógios exuberantes, pulseiras, colares e afins. Para as mulheres, cuidado redobrado com cabelo e maquiagem, comprimento de saias e vestidos, e esqueça mini blusas, não são de bom tom em qualquer situação.

A limpeza de sua roupa também diz muito sobre você, então uma roupa limpa e passada faz parte deste pacote no qual se transmite aos demais um pouco de nós.
Tenho observado com certa frequência o uso ternos com tênis, não usamos terno com tênis e principalmente sapato social sem meia, é uma transgressão das maiores e vale lembrar sapato é um investimento, mantenha-o sempre engraxado e polido.
O grupo que você faz parte pode ser diferenciado, isto não quer dizer que todos se utilizam da mesma linguagem. Como se trata de uma entrevista, deixe de lado qualquer vocabulário que você possa ter incorporado ao teu e assuma que a partir do momento que fizer parte da empresa você possa introduzí-lo ou não, de acordo com os demais.
E para finalizar, você que já deixou seu antigo trabalho, tóxico ou não, problemas da empresa ou funcionários, ficaram para trás, falar para o novo empregador além de não reparar o que ocorreu em sua passagem por lá, não é visto com bons olhos, aliás, nada mais indelicado do que falar dos outros e muito menos no ambiente de trabalho que é mais restrito.

Lord Quither – Jean Benitez

https://www.instagram.com/lordquither/

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Verve

Categorias

Categorias

Colunistas