Olá, amigos leitores, na coluna de hoje vou falar para aqueles que já possuem implantes dentários ou aqueles que estão pensando em fazer implantes dentários. Grande parte das pessoas imagina que o os implantes dentários não precisam de cuidados uma vez que não ficam cariados nem apresentam problemas de canal. Realmente não teremos cárie de implante, assim como não teremos que fazer um canal no implante, mas temos que lembrar que os implantes estão instalados em ossos maxilares, que possuem uma gengiva à volta deles e que problemas periodontais (que são os tecidos à volta dos dentes) podem ocorrem nos implantes se não tivermos atenção com a higienização e manutenção do implante.
O principal cuidado que você deve ter com seu implante e que pode fazer sozinho em casa é a correta higienização. Sobre os implantes depositam-se as mesmas bactérias que sobre os dentes e dessa forma podem desenvolver doenças como mucosite e peri-implantite que serão detalhadas no futuro (não vou dar spoiler aqui). Os dentes são um órgão único, apesar de possuir um limite bem delineado entre a raiz e a coroa. Já os implantes possuem uma segmentação entre o implante (que está dentro do osso) e a coroa protética que se encaixa sobre o implante. Esses encaixes são feitos com extrema precisão, mas ainda assim são pontos de acúmulo bacteriano. Escovação correta, com uma escova de cabeça de tamanho adequado e cerdas macias é muito importante. Sobre as cerdas macias, muitas vezes a gengiva à volta do implante não é ceratinizada, ou seja, é mais delicada, uma escova inadequada ou uma escovação traumática pode causar injúrias à gengiva peri-implantar. Muitas vezes são necessárias escovas especiais como escovais interdentais, unitufos e irrigadores. Fio dental também é necessário já que muitas vezes o formato da coroa junto ao implante pode dificultar a remoção da placa bacteriana pela escova de dentes. Os bochechos não fazem milagres como as propagandas sugerem, mas são muito bem-vindos.
Uma alimentação adequada é muito importante para a saúde geral. Especificamente com os implantes é importante ter cuidado com o que come. A forma como o implante dentário se liga ao osso é diferente da forma como um dente se liga ao osso, isso faz com que o implante não possua nocicepção, isso é, ele não sabe se aquilo que está sendo mordido é duro demais ou não, o que em algumas situações pode levar à fratura de algum dos componentes. Alguns hábitos como abrir garrafas com implantes ou roer unhas (hábitos parafuncionais) devem ser abandonados.
Mesmo fazendo sua parte há coisas que fogem ao controle do paciente, por isso é importante a visita periódica ao dentista, tanto para prevenção quanto para tratamento de doenças peri-implantares, principalmente em caso de implantes múltiplos que dificultam a higienização. Próteses do tipo protocolo (mais para frente detalhamos sobre elas) ou coroas conjugadas sobre implantes dificultam a higienização e por vezes devem ser removidas para a correta higienização profissional.
É sempre bom frisar que implantes não são dentes, a primeira opção sempre será a preservação do elemento dentário, mas eles necessitam de cuidados da mesma forma que os dentes.